quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MHEP e CAP conscientizam comunidades de Abaetetuba e Barcarena

Projeto “Patrimônio do Nosso Meio” mobiliza população em torno da preservação do patrimônio cultural e ambiental por meio de exposições, palestras, capacitações e oficinas.

Exposição “Arqueologia e Meio Ambiente: um Diálogo Necessário” em Acará

Conscientizar moradores de comunidades situadas nos municípios de Abaetetuba e Barcarena a respeito de seus patrimônios culturais e ambientais. Este é o principal objetivo do projeto “Patrimônio do Nosso Meio” que, no último mês de agosto, deu início a uma série de exposições, palestras, oficinas e capacitações junto à população da região.

O projeto é uma iniciativa do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), com patrocínio da Companhia Alumina do Pará (CAP) e apoio da Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA) e Secretaria de Estado de Cultura (SECULT).

O projeto conta com o suporte de uma equipe de profissionais e pesquisadores envolvendo arqueólogos, geógrafos, pedagogos, historiadores, antropólogos, entre outros, além de bolsistas em diversas áreas de conhecimento. Estes profissionais atuam junto à população local na troca de conhecimentos, tanto científicos quanto empíricos. Ao mesmo tempo em que ministram palestras e oficinas, os pesquisadores aprendem com a comunidade as histórias e ‘causos’ locais. “Esse tipo de projeto é importante para não deixar morrer a nossa cultura, e resgatar coisas como o Boi-Bumbá que nem se vê mais. Aqui tinha também muitos lagos e nascentes de rios que sumiram, tudo levado pela erosão”, conta a moradora Teresinha de Jesus Santos.

Paralelo às atividades junto à população, a equipe do Projeto desenvolve pesquisas de campo em áreas reconhecidas como sítios arqueológicos. Este reconhecimento é importante para fomentar a valorização do patrimônio sociocultural destas regiões, bem como sua preservação ambiental.

Além do “Patrimônio do Nosso Meio”, o MHEP vem desenvolvendo outros trabalhos de preservação patrimonial em parceria com a CAP. Um deles é o projeto Arqueologia Preventiva. Com atuação na região de Paragominas, o projeto teve como um de seus frutos, a exposição itinerante “Arqueologia e Meio Ambiente: um Diálogo Necessário”, que passou pelos municípios de Ipixuna do Pará, Moju, Tomé-Açu, Acará, Abaetetuba e Barcarena e o último município visitado pela exposição será Paragominas.

Em sua primeira visita técnica à Abaetetuba, a equipe do projeto “Patrimônio do Nosso Meio” foi muito bem recebida pela população, que demonstrou interesse e envolvimento com a causa. “Quando expomos os objetivos do projeto e o foco no patrimônio cultural das oficinas, exposições e palestras sentimos um retorno muito bom do público”, explica Silvia Mara, Assistente Social da CAP. Autoridades locais como a Prefeita Francinete Carvalho e o Secretário Municipal de Meio Ambiente Raimundo Cardoso também marcaram presença no coquetel de abertura da exposição sobre Arqueologia e Meio Ambiente.

 
Lançamento das publicações sobre Arqueologia em Abaetetuba

Com painéis explicativos sobre as etapas de realização do projeto, a exposição traz ainda representações e cópias de peças arqueológicas encontradas na região. Durante o evento também foram distribuídos livros e publicações sobre Arqueologia e Patrimônio Histórico.

Escrito por Michelli Byanka Almeida



Nenhum comentário:

Postar um comentário