terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mhep leva oficina de fantoches à Vila do Conde

Proporcionar vivências lúdicas e conscientizar crianças e jovens a construírem novas formas de olharem a realidade, por meio do Teatro de Fantoches. Este é o objetivo da Oficina de Fantoches para Teatro, que será realizada nos dias 13 e 14 de novembro, no Centro Comunitário de Vila do Conde, em Barcarena.
Ministrada pelo professor Mauro Bentes, a oficina será dividida em quatro etapas: discussão e definição do tema, confecção dos bonecos, ensaio e apresentação do teatro de bonecos. A atividade visa estimular a percepção e a reação inconsciente a uma imagem lúdica e personificada de seres inanimados, principalmente, em crianças, além de transmitir uma mensagem de forma objetiva. “A educação é uma ferramenta essencial para orientar crianças e jovens e através da oficina de fantoches, pode-se aguçar o lado criativo e o imaginário deles”, explica Mauro.

A transmissão da mensagem através da linguagem corporal-oral, o uso da sensibilidade visual associada à auditiva, o uso do fator cognitivo na resolução de problemas e a conscientização e dramatização de situações cotidianas e de fatos marcantes da região são alguns dos elementos que serão trabalhados na atividade.
No primeiro dia, a oficina começa com a elaboração dos personagens e a confecção das cabeças dos bonecos. À tarde, o grupo trabalhará na colagem das cabeças e no corte e colagem das roupas dos bonecos. Já na manhã do segundo dia, as atividades incluem pintura das cabeças, confecção de cabelos e a arte-final do boneco. À tarde, o grupo retornará para o ensaio da peça e, às 17h, haverá apresentação do espetáculo resultante da oficina.
Materiais como tecido, tesoura, agulha, linha, tinta e pincel serão utilizados para a confecção dos bonecos. “A oficina é um modo de resgatar memórias, de compartilhar histórias em comum sobre lendas do lugar e a criação de novos personagens pelos alunos, para se reencontrarem em seu meio, buscando novas formas de reinventarem sua realidade”, conclui Mauro.
A oficina é promovida pelo projeto Patrimônio do Nosso Meio, que desenvolve pesquisas e atividades de Educação Patrimonial e Ambiental junto às comunidades de Barcarena e Abaetetuba. O projeto é realizado pelo Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), com patrocínio da Companhia Alumina do Pará (CAP) e apoio da Secretaria do Estado de Cultura (SECULT) e Fundação Instituto pelo Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA). Mais informações: http://www.museuhistoricodopara.blogspot.com

Serviço:
Oficina de Bonecos para Teatro.
Ministrante: Prof. Mauro Bentes
Data: 13 e 14 de novembro
Horário: dia 13, das 9 às 12h e das 14 às 18h. Dia 14, das 8 às 12h e das 14 às 18h.
Local: Centro Comunitário de Vila do Conde – Barcarena.
Inscrições gratuitas. Informações: 8250-9552/8166-0133.

Escrito por Michelli Byanka Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário