quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Moradores de Barcarena visitam Museu do Estado

Cerca de 50 moradores de comunidades como São Sebastião, Trevo do Peteca, Vila do Conde, entre outras localizadas nos municípios de Barcarena virão à Belém no próximo dia 27, sábado, para visitar o Museu Histórico do Estado do Pará (Mhep). A ação faz parte do projeto “Patrimônio do Nosso Meio”, que visa preservar o patrimônio histórico e ambiental da região. 
Com uma equipe de pesquisadores que envolve arqueólogos, historiadores, antropólogos, pedagogos e turismólogos, o projeto vem realizando oficinas, palestras e capacitações junto às comunidades. A visita ao Museu foi um pedido da própria comunidade, que após receber visitas da equipe do projeto, solicitou a vinda à instituição.
Salão Art-Nouveau
Os visitantes poderão conhecer ainda os diversos espaços do Museu como a Sala Antônio José Landi, Sala da Cabanagem, Sala do Círio, a Capela do Palácio, bem como os cinco salões nobres: Salão Pompeiano, Salão do Império, Salão da Renascença, Salão Art-Nouveau, Salão da República. Na ocasião será possível apreciar obras de duas grandes exposições que encontram-se abertas no Mhep: o Salão Arte Pará, com amostras da arte contemporânea do Estado, e a Galeria Caixa Brasil, que traz importantes nomes da arte brasileira.

A visita está marcada para as 10 horas da manhã, seguindo até o meio-dia. O grupo será recebido com café da manhã no Museu, e poderá conferir a apresentação do Grupo Quorum. Com quase dez anos de formação, o Quorum é um grupo camerístico paraense, que tem experiência na arte de lidar com o resgate histórico-musical de Belém.
Após a visita, o projeto oferecerá um almoço para os moradores, que em seguida retornarão para Barcarena em transporte especialmente destinado ao passeio.
O “Patrimônio do Nosso Meio” é uma iniciativa do Museu Histórico do Estado do Pará, com patrocínio da Companhia Alumina do Pará e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Fundação Instituto pelo Desenvolvimento da Amazônia.

Escrito por Michelli Byanka Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário