terça-feira, 30 de novembro de 2010

Projeto Patrimônio do Nosso Meio promove Seminário em Barcarena

O “Seminário de Patrimônio Cultural” reunirá pesquisadores de diversas áreas que ministrarão palestras nos dias 6 e 7 de dezembro
Patrimônio arqueológico, antropologia em comunidades tradicionais, preservação cultural, turismo, sustentabilidade, educação, missões religiosas, cultura e meio ambiente serão alguns dos temas abordados no “Seminário de Patrimônio Cultural”, que será realizado dias 6 e 7 de dezembro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, em Barcarena.
Sensibilizar a população com relação à preservação patrimonial da região é um dos principais objetivos do evento, que reúne profissionais das áreas de arqueologia, antropologia, geografia, história, turismo e pedagogia. O Seminário objetiva sensibilizar a sociedade de Barcarena para a valorização, preservação e apropriação do Patrimônio Cultural, visando fortalecer o sentimento de identidade, bem como garantir o direito à cidadania cultural.
Entre as abordagens que serão expostas pelos palestrantes durante o evento, estão aspectos como memória, identidade, cultura material e imaterial, patrimônio cultural e natural, tradição, mitos, aspectos simbólicos, econômicos e de cidadania.
Serão discutidas ainda referências culturais, inventários, roteiros culturais, trabalhos de campo e formas de registro das pesquisas realizadas pelo projeto Patrimônio do Nosso Meio.
O coordenador do projeto Paulo do Canto ministrará a palestra "Patrimônio Arqueológico"

O Seminário começa dia 6 de dezembro, segunda-feira, às 9 horas, com a palestra de abertura intitulada “Patrimônio Arqueológico”, ministrada pelo coordenador do projeto e arqueólogo Paulo do Canto. A programação segue com mais três palestras até as 11 horas, quando o turismólogo Cleber Gomes encerrará o primeiro dia do evento falando sobre “Turismo, Patrimônio e Sustentabilidade”.
Quem abre o segundo dia é a pedagoga Maria Celeste ministrando a palestra “Educação e Cultura”. Logo após o historiador Frederik Matos fala sobre a “História das Missões Religiosas em Barcarena e Abaetetuba”, e em seguida a geógrafa Andrea Coelho encerra o evento com a palestra “Cultura e Meio Ambiente”.
Realizado pelo Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), o projeto Patrimônio do Nosso Meio visa preservar o patrimônio histórico, cultural e ambiental de comunidades de Barcarena e Abaetetuba. O projeto tem patrocínio da Companhia Alumina do Pará (CAP), com apoio da Secretaria do Estado de Cultura (Secult) e Fundação Instituto pelo Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa).

Serviço:
“SEMINÁRIO DE PATRIMÔNIO CULTURAL”
Data: 6 e 7 de dezembro (segunda e terça-feira)
Horário: dia 6, das 9 às 11h. Dia 7, das 9 às 10h30
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz (Av. Cronge da Silveira – Barcarena).
Informações: 91 3753 2911
Entrada franca.

Escrito por Michelli Byanka Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário