sábado, 25 de setembro de 2010

Lys Nardoto interpreta clássicos da Broadway no Mhep

A soprano Lys Nardoto canta clássicos de musicais da Broadway ao lado do pianista Paulo José Campos de Melo quarta (29), ás 19h, no Mhep

Lys Nardoto

Acompanhada do renomado pianista paraense Paulo José de Campos Melo, a soprano Lys Nardoto apresenta concerto lírico na próxima quarta-feira, dia 29 de setembro, às 19h, no Salão Transversal do Mhep - Museu Histórico do Pará.
A programação faz parte do IV Festival Internacional de Ópera da Amazônia, que foi aberto dia 18 de agosto com a mostra Festival Internacional de Ópera da Amazônia – Exposição de Figurinos. A exposição permanece aberta no Salão das Obras de Arte do Mhep.
Ao lado de Paulo José Campos de Melo, a soprano Lys Nardoto apresentará clássicos de musicais da Broadway. “I Dreamed a Dream” de Les Miserábles, “Memory” de Cats, “I Don´t Know How to Love Him” de Jesus Christ Superstar e “Beauty and the Beast” de A Bela e a Fera são alguns deles. O clássico da música italiana “Con Te Partirò” de Francesco Sartore, trechos das óperas La Traviatta e Rigoletto, e “Melodia Sentimental”, da obra A Floresta do Amazonas, de Heitor Villa-Lobos, completam o repertório, que contará com a participação especial do tenor Márcio Carvalho.
Natural de Brasília, a soprano Lys Nardoto começou a estudar música aos 4 anos. No decorrer de sua carreira, trabalhou em diversos teatros brasileiros como Municipal do Rio de Janeiro e de São Paulo e na Sala São Paulo, no Theatro da Paz, Palácio das Artes, Teatro Nacional Cláudio Santoro e em produções operísticas no Sul do país. Em 2007 participou da mini-série Amazônia na TV Globo cantando a ária da Rainha da Noite e recentemente ganhou o prêmio de melhor intérprete de Mozart no Concurso Maria Callas.
FESTIVAL DE ÓPERA
Apresentações como o concerto da soprano americana Carol Hill e do pianista David Hill, realizado em agosto na Igreja Santo Alexandre, também fizeram parte do Festival de Ópera. O Festival contou ainda com uma noite de gala lírica dia 20 de setembro no Theatro da Paz, com a apresentação de um concerto de voz e piano com quatro solistas, sendo duas sopranos e dois tenores. A programação completa do Festival encontra-se no site www.theatrodapaz.com.br.
Serviço:
Dia 29 de setembro (quarta-feira), às 19h: Concerto lírico com Lys Nardoto e Paulo José de Campos Melo, no Salão Transversal. Local: Mhep – Museu Histórico do Estado do Pará (Praça D. Pedro II, s/n – Palácio Lauro Sodré). A entrada é franca. Informações: 4009 8750 e 4009 8754.
 
Escrito por Michelli Byanka Almeida

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Regente francês leva ópera “Dido e Enéias” ao Mhep

O espetáculo é resultado do curso de Capacitação de Regência Coral e Orquestral da Uepa, ministrado por Philippe Forget e coordenado por Milton Monte


Philippe Forget

O desespero de Dido, Rainha de Cartago, ao ser abandonada pelo herói troiano Enéias, é o mote da ópera que será apresentada nos próximos dias 23 e 24 de setembro, às 18 horas, no Museu Histórico do Estado do Pará (Mhep). O espetáculo tem entrada franca.

 “Dido e Enéias” (Dido and Aeneas) é uma ópera em três atos do compositor barroco inglês Henry Purcell, com texto (o chamado libretto) de Nahun Tate. A primeira apresentação conhecida foi numa escola para meninas em Londres, no verão de 1688. Baseada no livro IV da "Eneida" de Virgílio, a história fala do amor entre Dido (Rainha de Cartago) e o herói troiano Enéias, e seu desespero quando é abandonada por ele. Um trabalho monumental na ópera barroca, é sempre lembrado com um dos mais importantes para o teatro. "Dido e Enéias" foi a primeira e única ópera toda cantada, em contraste com as semi-óperas anteriores.

Os exercícios de regência junto aos alunos do curso foram todos aplicados com o coro do Madrigal da Uepa, que ao invés de encenar a ópera, apresentará o espetáculo em forma de concerto, segundo o tenor do Madrigal Flávio Silva. Entre os personagens da ópera que os cantores do Madrigal interpretarão estão o marinheiro, as bruxas, o espírito, além de Dido, Enéias e outros. "Esta é uma ópera barroca, estilo que remete à vozes 'escuras', em contraponto à alegria dos vocais abertos do Romantismo e do Renascimento. Em Belém não temos profissionais que trabalham mais essa música antiga", explica Flávio. Apesar do espetáculo estar marcado para 18 horas, o grupo chegará ao Museu com antecedência para praticar exercícios vocais, alongamento, concentração e cumprir todo ritual de aquecimento.

Curso de Regência

A apresentação é resultado do Curso de Capacitação de Regência Coral e Orquestral da Universidade Estadual do Pará (Uepa) em parceria com a Universidade Federal do Pará (Ufpa). Destinado especialmente aos regentes e músicos eruditos da cidade, o curso foi ministrado por Philippe-Emmanuel Forget, e teve coordenação do cantor lírico, regente e professor paraense Milton Monte.

Esta é a segunda vez que o regente francês Philippe-Emmanuel Forget vem à Belém para ministrar um curso deste tipo. O primeiro curso ministrado na capital paraense por Forget ocorreu em 2007 nas dependências da Escola de Música da Ufpa (Emufpa), que mantém o apoio à iniciativa nesta segunda edição.

A iniciativa de promover o curso deu-se pela ausência de treinamento direcionado a regentes orquestrais na cidade, já que as universidades locais ainda não dispõem de cursos superiores nesta especialidade.

Com a apresentação da ópera “Dido e Enéias” no Mhep, o curso pretende formar novas platéias voltadas para o estilo em Belém, e fomentar as já existentes vindas de eventos como o Festival Internacional de Ópera da Amazônia.
Serviço: Ópera “Dido e Enéias”. Dias 23 e 24 de setembro, às 18h, no Museu Histórico do Estado do Pará (Palácio Lauro Sodré, s/n – Cidade Velha). Entrada franca. Informações: 4009 9500.

Escrito por Michelli Byanka Almeida

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Oficina de Figurinos de Ópera começa segunda (13) no Mhep


Festival Internacional de Ópera da Amazônia (Foto: Elza Lima)

Criação, desenho, confecção e pesquisa de material serão alguns dos conteúdos abordados pela “Oficina de Figurinos de Ópera”, ministrada por Cláudio Rego, Jean Negrão e Telma Lima, entre os dias 13 de setembro e 1 de outubro, das 9 às 11h, no Mhep – Museu Histórico do Estado do Pará. A oficina é uma parceria do Mhep com o Theatro da Paz e tem inscrições gratuitas.

A oficina será dividida em três partes. A primeira parte, ministrada por Cláudio Rego, será dedicada à criação e desenho dos figurinos. Neste momento, serão abordadas as fases que antecedem a produção, entre as quais estão a direção e a pesquisa de estilo e de época. Pesquisas de traje, desenho, esboço, proporção da figura humana, acabamento e utilização do nanquim complementam a primeira fase, que Cláudio resume como “o projeto da ideia”.

Em um segundo momento, Jean Negrão dará noções de pesquisa de materiais e orçamento para os alunos. Nesta fase serão contemplados os tipos de tecido que podem ser utilizados de acordo com o caimento e o volume dos figurinos, e quais materiais e acessórios são mais adequados para viabilizar a ideia inicial. “O tipo de material utilizado nos figurinos serão descobertos no processo de criação. Depende muito da textura e do efeito que se queira dar à peça”, explica Cláudio Rego. Na última parte da oficina, finalmente Telma Lima ensinará aos alunos técnicas de modelagem e construção das peças, com noções de costura, fechamento, aviamento, acabamento e bordado.

Segundo Cláudio, a oficina transitará pelos vários ambientes do Mhep, desde o jardim aberto, até salas menores e salões de exposição, onde os alunos poderão “sentir o clima de época e explorar o Museu”, conta. Além disso, o ministrante explica ainda que na segunda fase, durante as pesquisas de materiais, os alunos irão fazer pesquisa de campo nas ruas, enquanto na última fase eles poderão manusear máquinas de costura para a confecção das peças.

Público-alvo: A oficina é dirigida à estudantes e profissionais das áreas de Moda, Figurino, Design, Teatro, Artes, e demais áreas que envolvem processos de criação artística. “Durante a oficina abordaremos uma visualidade geral de tipos: desde moda, até figurinos circenses, de TV, cinema, teatro e cultura popular”, conclui Cláudio.

Serviço:
De 13 de setembro à 01 de outubro, das 9 ás 11h: Oficina de Figurinos de Ópera. Local: Mhep – Museu Histórico do Estado do Pará (Praça D. Pedro II, s/n – Palácio Lauro Sodré). As inscrições são gratuitas. Informações: 4009 8750 e 4009 8754.

Escrito por Michelli Byanka Almeida