sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Governador será empossado em frente ao Mhep

Três pelotões compostos de 150 militares da corporação da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, comandados pelo coronel Hilton Benigno, participarão da cerimônia de posse do governador Simão Jatene na manhã de sábado (1º). O ensaio da cerimônia religiosa e militar, além da entrega da faixa, foi realizado ontem pela manhã nos arredores da Assembleia Legislativa.

Os palcos já foram armados e toda a estrutura para a posse já foi preparada em frente ao Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP). A solenidade começará às 8h30 na catedral da Sé no bairro da Cidade Velha, onde o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, celebrará uma missa juntamente com o arcebispo emérito dom Vicente Zico.

O maestro Paulo José de Campos Melo, que assumirá a Fundação Carlos Gomes será o responsável pelo tom musical da solenidade na igreja.

O ritual litúrgico será celebrado também por pessoas da comunidade, escolhidas pela coordenação da campanha eleitoral de Simão Jatene.

Além da atriz Nilza Maria, que participou da campanha tucana, cinco líderes comunitários e sindicais farão leituras bíblicas e participarão do ofertório. Um atleta paraolímpico também foi convidado e participará da comunhão.

CERIMÔNIA

Serão seis elementos ofertados para celebração da posse e paz mundial, aproveitando o dia da confraternização universal. Os convidados vão portar, cálice, pão, vinho, ampulheta, uva e a bandeira do Estado do Pará.

Após esse ritual a missa será encerrada com a bênção final. A previsão é que a missa seja realizada em 50 minutos. Após a solenidade religiosa, Simão Jatene (PSDB) e o vice Helenilson Pontes (PPS) se dirigirão a pé até a Assembleia Legislativa, onde serão empossados oficialmente pelo presidente do Legislativo, deputado Domingos Juvenil. São esperadas mais de 1 mil pessoas para a posse na AL.

Após a posse, Jatene e Pontes serão conduzidos, também a pé para a frente do MHEP para receberem a faixa de governador e vice. Serão recepcionados pelo chefe da Casa Militar tenente-coronel Fernando Noura.

Antes de subirem ao palanque, passarão a tropa da PM e BM em revista ao som do hino do Estado do Pará. Em seguida receberão a transmissão da faixa da governadora que deixa o cargo, Ana Júlia Carepa (PT) e seu vice Odair Corrêa (PDT). Os dois já confirmaram que vão fazer a transmissão simbólica do cargo à frente da população que for prestigiar a festa da posse, assim como Simão Jatene e Valéria Pires Franco fizeram em 2006.

A cerimônia encerrará com o pronunciamento do governador Simão Jatene. No ensaio de ontem, o cerimonialista Carlos Cruz fez o papel do governador em revista à tropa.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL!

O Mhep, por meio do Sistema Integrado de Museus (SIM) e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), deseja à todos os parceiros e sociedade civil um Feliz Natal e um próspero Ano Novo:

Clique na imagem para ampliar


domingo, 19 de dezembro de 2010

Fotos da nossa confraternização!

Na última sexta-feira (17) foi realizado o almoço de confraternização com a equipe do Mhep. O evento reuniu funcionários de departamentos situados na instituição, entre os quais estão a Documentação, a Biblioteca, o DEPHAC (Departamento de Patrimônio Cultural da Secult), o Setor de Educação, Equipe de Limpeza, Equipe de Segurança, Equipe de Manutenção Elétrica, Administração, Curadoria e Montagem. Confira algumas fotos!









quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mhep na escola realiza exposição Meu Museu, Nosso Museu

A mostra será realizada nesta quinta, 16, das 8 às 12h, na Galeria Manoel Pastana do Mhep
Como parte dos resultados das atividades deste semestre do projeto Mhep na Escola, o núcleo de Educação do Museu Histórico do Estado do Pará (Mhep) promove nesta quinta (16), a partir das 8 horas, a exposição “Meu Museu, Nosso Museu”. Durante o evento, serão expostas obras de alunos do ensino público, que participarão de atividades educativas junto á equipe do Museu.
Relacionar a história pessoal dos alunos com a história do Estado exposta nos espaços do Mhep é um dos principais objetivos do projeto, que trabalha conceitos básicos de Memória, Patrimônio, Museologia e História com estudantes do ensino fundamental. “Os alunos virão ao evento trajando roupas que contam um pouco de suas histórias. Em tecidos neutros eles anexarão fotos e objetos pessoais, funcionando como uma espécie de ‘museu ambulante’”, explica a bolsista do projeto Helen Rodrigues.  
Durante este semestre, além de visitar os espaços do Museu e exposições como o Salão Arte Pará e a Galeria Caixa Brasil, os alunos participaram de oficinas, dinâmicas e diálogos sobre patrimônio histórico. O projeto Mhep na Escola é uma realização o Setor de Educação do Museu, coordenado por Haroldo Tuma, junto as bolsistas Helen Rodrigues, Rosemara Lisboa e equipe.
Serviço: Exposição “Meu Museu, Nosso Museu”. Quinta-feira (16), das 8 às 12h, na Galeria Manoel Pastana do Museu Histórico do Estado do Pará – Mhep. Endereço: Palácio Lauro Sodré, S/N, Cidade Velha – Belém – PA. Informações: 91 4009 9835.

Escrito por Michelli Byanka Almeida

DUO MARAKADON SE APRESENTA HOJE NO MHEP

Claudia Oliveira, integrante
do Marakadon e coord. de grupos
artísticos da FCG
Depois do II Festival Belém Antiga, realizado no início deste mês, o Museu Histórico do Estado do Pará recebe mais um evento, fruto da parceria com a Fundação Carlos Gomes. Hoje, às 18 horas, será realizado o Recital do Duo Marakadon, composto pela pianista Gelda Liane Silva (piano) e pela percussionista Cláudia Oliveira Lacourt. O evento será realizado no Salão Transversal do Museu. A entrada é franca. Informações: 4009 9835 / 3201 9471.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Grupo Quorum se apresenta todo sábado no Mhep


Para quem procura uma boa programação cultural durante as manhãs de sábado, o Grupo Quorum se apresenta toda semana no Museu do Estado. Criado em 2002, o grupo tem dois álbuns lançados e já excursionou por diversas cidades brasileiras, além de ter levado sua música - uma junção inusitada de estilos eruditos e populares -, a países da Europa. As apresentações são realizadas aos sábados, das 10 às 12h, no Museu Histórico do Estado do Pará – Mhep (Palácio Lauro Sodré S/Nº - Cidade Velha). A entrada é franca. Informações: 4009 9835 / 8812 0302.

Assista aqui trecho do programa especial que o ator Paulo Fonseca gravou com o Quorum:

http://www.youtube.com/watch?v=k7Glrr3yTMM&feature=related




quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mhep recebe II Festival de Música Belém Antiga

O Festival será realizado de 1 a 3 de dezembro. Nos dias 1 (quarta) e 3 (sexta), às 18h, o Mhep recebe concertos de Canto Barroco e do Madrigal da Uepa
Entre os dias 1º e 3 de dezembro, a Fundação Carlos Gomes promove o II Festival de Música Belém Antiga, uma programação musical variada que apresentará obras da Idade Média, Renascentista e Barroca, interpretadas somente por artistas locais.
Segundo Cláudia Oliveira, diretora técnica da FCG, essa é a segunda edição do evento que "era a única área musical que não havia sido contemplada com um festival".
Ela acredita que a nova programação poderá integrar o calendário cultural do Estado. “Por amor a música, e num total espírito de amizade, músicos e coordenação se juntaram para fazer desde o ano passado, um festival voltado para a música antiga, isso será uma porta aberta para que o evento entre no calendário da programação cultural do nosso Estado”, explica.
As atividades do Festival Belém Antiga serão realizadas no Museu do Estado (MEP) e Sala Ettore Bósio (IECG). A abertura acontece no dia 1º de dezembro, às 18h. Já os recitais acontecem nos dias 02 e 03, também a partir das 18h. A programação conta ainda com uma exposição de instrumentos musicais de época, palestra e curso sobre estilo recitativo com o professor Milton Monte.

Confira abaixo a programação completa do Festival:
01/12 (quarta)
Abertura do 2º Festival de Música “Belém Antiga”
Recital de Canto Barroco
Horário: 18h
Local: Museu Histórico do Estado do Pará – Salão Transversal

02/12 (quinta)
Concerto de Flauta Doce e convidados
Horário: 18h
Local: Instituto Estadual Carlos Gomes - Sala Ettore Bósio

03/12 (sexta)
Encerramento do 2º Festival de Música “Belém Antiga”
Madrigal da UEPA, com o Regente Milton Monte
Horário: 18h
Local: Museu Histórico do Estado do Pará - Salão Transversal

>> Eventos Paralelos
- Palestra "Barroco: Origens da ópera"
Data: 01/12 (quarta)
Horário: 10h às 11h
Local: Sala Ettore Bósio
Entrada: livre a todos os interessados

- Curso "Estilo Recitativo - Giulio Caccini: Le nuove musiche"
Público alvo: cantores líricos (Curso técnico e superior) - 08 alunos e/ou grupos (duos trios ou quartetos -Coros) - admite ouvintes: 20 alunos
Data e horário: 01 (11 às 12 h), 02 e 03 de dezembro (10 às 12h)
Local: Sala Ettore Bosio
Repertório: 1º Ato da ópera "L'Orfeo" (Claudio Monteverdi) - Solos, duos e Coros
Inscrições: Secretaria do Instituto Estadual Carlos Gomes

- Exposição de Instrumentos Musicais de Época
Data: 1º a 03 de dezembro
Horário: 9h às 18h
Local: Biblioteca Leonor Macêdo (IECG)