domingo, 21 de agosto de 2011

Festival Internacional de Música toma conta da capital paraense

A capital paraense recebe mais uma edição do Festival Internacional de Música do Pará, que este ano tem como tema 'Legado, Trajetória, Dedicação'. As apresentações acontecem a partir deste domingo (21) e seguem até o dia 28 de agosto, em diversos espaços culturais da cidade. Além dos concertos de estilos variados, contemplando a música popular em suas várias nuances e a música clássica, são oferecidos workshops e masterclasses a estudantes e profissionais de música, propiciando intercâmbio entre os participantes durante todo o período.
Entre os espaços que receberão as atividades do Festival estão o Teatro Margarida Schivasappa, Catedral Metropolitana, Igreja de Santo Alexandre, Sala Ettore Bósio, Teatro Claudio Barradas, Complexo São José Liberto. Entre os grupos já escalados para as apresentações estão o Valerius Ensemble (Holanda), Duo Micheletti & Affonso (São Paulo), Quinteto Uirapurú (Paraíba) e o violoncelista Antonio Del Claro (São Paulo). Todos os eventos terão entrada franca.
O XXIV Festival Internacional de Música homenageará três importantes nomes: Almeida Prado, Radegundis Feitosa e Guilhermina Nasser, falecidos em 2010. São pessoas que contribuíram pela educação e cultura musical e tinham estreita ligação com a Fundação Carlos Gomes e com o próprio festival de música.
Pianista e compositor, Almeida Prado acumulou mais de 400 obras em 58 anos da carreira coroada de prêmios. Integrava a Academia Brasileira de Música e sua obra para piano ou escrita sinfônica era considerada uma das mais importantes produções da segunda metade do século XX. O Festival Internacional de Música do Pará teve a honra, em diversos momentos, de mostrar sua obra em primeiras audições.

Considerado um dos maiores do mundo e o maior trombonista brasileiro, Radegundis Feitosa foi um ativista pelo coletivismo artístico e criou vários grupos e corais de trombone e já participou várias vezes do Festival Internacional integrando o 'Sexteto Brassil' e orquestras do festival.

A Professora Guilhermina Nasser pontuou sua passagem pela história da música no Pará com uma trajetória marcante, iniciada com os estudos de piano no Conservatório Carlos Gomes e estudando com Magdalena Tagliaferro, no Rio de Janeiro. Pianista sofisticada, ela foi durante anos diretora do Theatro da Paz e da instituição onde começou seu aprendizado, sendo professora de piano durante três décadas.
Programação:
Domingo (21)

- Teatro Margarida Schivasappa, às 10h - Banda Sinfônica da FCG
- Praça Batista Campos, às 11h - Grupo Tambores do Conde de Barcarena
- Teatro Margarida Schivasappa, às 20h - Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz
- Igreja São Domingos de Gusmão, às 20h30 - Trio Quaternura







Fonte: Portal ORM