sexta-feira, 2 de março de 2012

Prêmio Diário de Fotografia seleciona artistas no Mhep

Durante um mês, entre janeiro e fevereiro, o III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia recebeu dossiês e portifólios de artistas de todo o Brasil. Na noite da última quarta, depois de três dias de trabalho da comissão julgadora, foram selecionados os 23 participantes da mostra de 2012.


O curador Mariano Klautau Filho destaca o interesse nacional pelo projeto: “Mantivemos a média de inscritos de todas as regiões do país, com preponderância de trabalhos do nordeste, sudeste e sul, porém recebemos também trabalhos do centro-oeste e norte. Além disso, há a participação sempre grande da produção paraense”, aponta. Segundo ele, há um crescimento da procura por parte de novos artistas e também de artistas que vêm ganhando visibilidade nacional e no exterior. “O Prêmio está participando do processo de visibilidade do artista nacional contemporâneo e jovens artistas têm se revelado pelo projeto”. Tem aumentado, ainda, a procura de artistas que já têm uma trajetória consistente. “Isso dá credibilidade e frescor ao Prêmio”.

Qualidade

“A comissão fechou inicialmente uma pré-seleção que ultrapassava os 40 trabalhos. A seleção final privilegiou, além da qualidade, a forma como o tema foi abordado pelos artistas. O trabalho da seleção foi ver como os artistas conversam entre si numa abordagem mais ampla sobre o tema e também eliminar o conservadorismo quanto à relação entre imagem e memória – o que era proposto pelo tema deste ano”.

SINTONIA

A comissão julgadora, que se reuniu no início desta semana no Museu Histórico do Estado do Pará (Mhep) para avaliar os trabalhos inscritos, foi composta por Miguel Chikaoka, fotógrafo, arte-educador e artista convidado do projeto este ano; Jorge Eiró, artista plástico e professor de artes, mestre em Educação; e Heloisa Espada, doutora em História, Teoria e Crítica da Arte, pesquisadora da USP e coordenadora da área de artes visuais do Instituto Moreira Salles.

De acordo com Jorge Eiró, o processo de seleção foi árduo, porém “gratificante e instigante”, diante de um “conjunto de trabalhos excepcional”. Segundo ele, reunindo obras locais e nacionais, o Prêmio “cria um atrito, uma discussão pertinente no âmbito da produção fotográfica contemporânea”.

Sobre a comissão, ele pontua que é natural que cada uma estabeleça um critério, mas destaca que neste grupo houve uma grande sintonia e que ficou satisfeito com o resultado atingido a partir de uma perspectiva que privilegiou as obras que “escapassem de um olhar óbvio sobre a relação entre imagem e memória, algo pertinente no mundo contemporâneo, lotado de imagens”.

Os vencedores dos três prêmios de R$10 mil cada, foram o Coletivo Garapa (SP), com o Prêmio Memórias da Imagem, Ilana Goldbaum Lichtenstein (SP), com o Prêmio Diário Contemporâneo, e Lucas Gouvêa Mariano de Souza (PA), Prêmio Diário do Pará. Mariano Klautau Filho comenta os perfis dos ganhadores: “O Coletivo Garapa já está no circuito brasileiro, faz parte da geração que já está circulando; a Ilana Lichtenstein é uma jovem artista, conheci seu trabalho no evento Paraty em Foco e a obra dela foi muito bem recebida pela comissão; já o Lucas Gouvêa foi uma ótima surpresa em âmbito local, com um trabalho muito poético e preciso.” Entre os demais selecionados, ele destaca, por exemplo, a obra Chipendale, do coletivo paraense Cêsbixo, formado por jovens artistas, que apresentou um trabalho que reúne fotografia e arte contemporânea, flertando com as linguagens do vídeo e do cinema, com um resultado de alta qualidade. A Mostra III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia acontecerá de 28 de março a 27 de maio no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Mais informações sobre o projeto no site www.diariocontemporaneo.com.br. O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia conta com o patrocínio da Vale e apoio do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas do Sistema Integrado de Museus/Secult-PA, do Museu da UFPA, da Sol Informática e do IAP.

Premiados

Coletivo Garapa (SP) – Prêmio Memórias da Imagem

Ilana Goldbaum Lichtenstein (SP) – Prêmio Diário Contemporâneo

Lucas Gouvêa Mariano de Souza (PA) – Prêmio Diário do Pará

Selecionados

Alberto Bitar (PA)

Ana Emília Jung (Milla Jung) (PR)

Elivanja M. Fonseca (PA)

Érico Toscano Cavallete (SP)

Fábio Messias Martins (SP)

Fabio Okamoto (SP)

Fernando Bohrer Schmitt (SP)

Gabriela Lissa Sakajiri (SP)

Gordana Manic (SP)

Isabel Maria Sobreira Terron (SP)

João Pedro Rodrigues – Cêsbixo (PA)

Lívia Afonso de Aquino (SP)

Marian Wolff Starosta (RJ)

Patrícia de Oliveira Gouvêa (RJ)

Pedro Machado Hurpia (SP)

Renato Chalu Pacheco Huhn (PA)

Roberta Dabdab (SP)

Romy Pocztaruk (RS)

Tuca Vieira (SP)

Wagner Yoshihiko Okasaki (PA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário