quarta-feira, 4 de abril de 2012

Madrigal da Uepa faz concerto pascal no Mhep


Bach, Schütz, Haydn, Brossard e outros grandes nomes da música clássica estarão presentes no repertório dos dois concertos pascais que o Madrigal da Universidade do Estado do Pará (Uepa) apresenta nesta quarta-feira, 4, e no próximo dia 13 de abril, na Igreja de Santo Alexandre e no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), respectivamente. Na igreja, a apresentação está marcada para começar às 20h, e no Museu, às 17h. Em ambas as programações, a entrada do público será gratuita.



De acordo Milton Monte, regente dos 24 cantores e do pianista que compõem o Madrigal, para as duas apresentações, os ensaios começaram no dia 9 de janeiro. Para ele, existe toda uma simbologia relacionada a essa época do ano, que é muito festejada pelos cristãos, o que dá um cunho especial às apresentações. "Do ponto de vista litúrgico, este talvez seja o mais importante período do culto cristão e, por esse motivo, existe um imenso repertório sacro dedicado à liturgia, tanto da Igreja Católica quanto da Protestante", justifica.

"Bach, Schutz, Buxtehude, Haydn e José Maurício Nunes Garcia estão entre os principais compositores religiosos de todos os tempos. De certo modo, o Madrigal, apesar de não ser um coro religioso, mantém uma tradição das mais antigas no Brasil: cantar durante a Semana Santa", analisa.

Nos dois concertos, o Madrigal da Uepa apresenta o seguinte repertório: In monte Olivetti, Judas Mercator pessimus (J. M. Nunes Garcia); Da Jesus an dem Kreuze stund (H. Schütz); O! Quam tristis et aflicta e Quis est homo (S. de Brossard); Vater, in deine Hände empfehle ich (J. Haydn); Herr, unser Herscher, Von den Stricken e Mein teurer Heiland (Bach); Crux Fidelis (Anônimo brasileiro séc. XIX); Cum me jubes emigrare e Amen; Ad Faciem – 7ª parte (D. Buxtehude); e Es war ein wunderlicher Krieg (J.S Bach).