sexta-feira, 21 de junho de 2013

CINEART apresenta Viva São João!

De junho a dezembro de 2013, a população tem mais um motivo para visitar o Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP). Desde a manhã desta quarta-feira (19), o MHEP passa a exibir filmes do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS), por meio do Projeto Cineart. Alunos da Escola Estadual Paes de Carvalho participaram da primeira sessão de cinema, assistindo ao filme “Viva São João!”, do diretor Andrucha Waddington, que mostra uma turnê do cantor Gilberto Gil pelas festas juninas do nordeste, fazendo um paralelo da história das festas de São João e sua importância para a comunidade local.
A novidade agradou ao estudante Átila Rezende, que costuma frequentar o museu. “Eu gosto muito do MHEP, e foi muito bom participar dessa sessão de cinema. Conhecer mais da história do nosso país dentro de um espaço como esse é realmente maravilhoso”, afirmou o aluno do “Paes de Carvalho”.
A estudante Alessandra Xavier também aprovou o Projeto Cineart. Para ela, é mais fácil aprender com os filmes, além de ser uma experiência diferente. “Gostei muito de assistir a um filme aqui no museu. A gente acaba se concentrando mais do que em um cinema comercial. Vou aproveitar as férias de julho para vir com as minhas amigas”, disse Alessandra.
A técnica Márcia Pontes, da Coordenação de Educação do Sistema Integrado de Museus (SIM), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), explicou que o Cineart foi criado para dar visibilidade ao acervo do MIS, e para proporcionar ao público mais uma atração dentro do MHEP. O horário de exibição, às 10 h, foi escolhido para atingir diretamente os estudantes e formar nova plateia, tanto para o cinema quanto para o museu.
“O MHEP é considerado um espaço de educação não formal, e a gente procura integrar as ações entre os museus com esse cunho educativo. Trazer o cinema para dentro do museu ajuda a desmistificar a imagem de que os museus são um depósito de coisas velhas, com uma programação imutável. É muito bom trazer esse público pra cá e compartilhar dessa experiência”, ressaltou Márcia Pontes.
Atrações artísticas - As parcerias com atrações que normalmente não fazem parte das pautas dos museus já integram a rotina do MHEP, que abriga desde ensaios de grupos musicais até a apresentação de peças teatrais, passando por lançamento de livros, exposições rotativas e palestras.
A Orquestra de Câmara Grupo Quorum, por exemplo, utiliza a Sala das Artes para ensaios abertos ao público nas manhãs de sábado, desde 2012. Recentemente, foi feita uma parceria no mesmo formato com a Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa), que a cada dois meses fará uma apresentação para o público do museu.
O diretor do MHEP, Sérgio Melo, conta que a intenção é criar uma agenda positiva do museu, utilizando os espaços que o prédio dispõe, contribuindo para movimentar o local e incentivar a cultura na cidade. “O MHEP é um organismo vivo, que busca a interatividade cultural, proporcionando a divulgação do conhecimento. As parcerias têm sido estabelecidas com muito sucesso, e é bom para o museu, para os parceiros e, principalmente, para o público visitante”, reiterou.
No mês de junho, além do diversificado acervo do MHEP, composto por pinturas, mobiliário, acessórios e fotografias, e ainda pelo próprio prédio histórico, o público pode aproveitar as atrações do Projeto Cineart, todas as quartas-feiras, as 10 h. O espetáculo teatral “Solos do Marajó”, do Grupo Usina Contemporânea de Teatro, é apresentado as 20 h, nas terças e quartas-feiras.
No próximo sábado (22), às 10 h, acontece o lançamento do livro “Eia, avante, brasileiros!”, da jornalista Ana Diniz. Na última quinta-feira do mês a atração é o Projeto “Diálogos com o Patrimônio”, do Departamento de Patrimônio, Histórico, Artístico e Cultural do Pará (HPHAC). Toda a programação é gratuita.
Fonte: Agência Pará
Texto: Dani Filgueiras - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário