quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Auto do Círio 2013 - "Maria de todas as flores"



          O Cortejo dramático e carnavalizado “O Auto do Círio”, é a homenagem dos artistas da cidade à Virgem de Nazaré. Dessa forma, desde o seu primeiro momento em 1993, interage com a arquitetura do centro histórico, apropriando-se dos seus elementos estéticos como palco de sua dramaticidade, propondo o diálogo com a história e com a memória de Belém.
Este ano na sua 19º. versão, a encenação popular se une ao Museu do Estado do Pará, para a realização da exposição “MARIA DE TODAS AS FLORES”, que em seu contexto alegórico, traduz formas variadas da expressividade artística local, inspirada nos figurinos e adereços da procissão.
A poética do “Auto do Círio” é configurada em momentos que interligam o profano e o sagrado, e revelando o trabalho coletivo e artístico em homenagem à padroeira dos paraenses.
A abertura da exposição “MARIA DE TODAS AS FLORES” é uma realização do Museu do Estado do Pará – SIM/Secult e da Escola de Teatro e Dança da UFPA. O evento abre ao público um dos espaços mais representativos do nosso patrimônio – a Capela-oratório do Museu do Estado, de onde saiu o primeiro Círio de Nazaré em 1793. 


Para mais informações acesse nosso evento: Auto do Círio 2013.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013


O Pará, ao longo dos séculos deteve papel significativo no cenário da cultura na região Norte. Artistas de diversas linguagens vem constituindo um cenário particular na Amazônia, o que contribuiu para que florescesse aqui expressões artísticas especiais, que graças a articuladores político-culturais, passaram a adquirir visibilidade, constituindo conhecimento e ampliando o acesso a experiências estéticas ao público, atravessando o cotidiano e ganhando os mais diversos espaços, dos mais populares aos lugares específicos, como os museus.
Abertura do evento acontecerá hoje dia 10 de outubro de 2013 nas dependências do Museu do Estado do Pará à partir das 19h, venha prestigiar o trabalho dos artistas inscritos. Estamos esperando por você.