terça-feira, 25 de março de 2014



Em comemoração aos 20 anos de instalação do Museu do Estado do Pará no Palácio Lauro Sodré, a Orquestra Barroca do Amazonas (OBA) apresentou no último domingo, dia 23 de março, o espetáculo Concerto Para um Jovem Museu, na Sala das Artes do MEP.
A OBA é especializada no repertório lírico luso-brasileiro do período colonial e o evento contou com a participação dos cantores líricos paraenses Augusto Ó de Almeida e Milton Monte. No repertório da OBA, árias solo ou em duos, trios e quartetos, com acompanhamento orquestral, extraídas das óperas Capitão Belizário, A Mulher Amoroza, As Variedades de Proteu, Precipício de Faetonte, Dido Desamparada, Guerras do Alecrim e Mangerona e Demetrio, com música de diversos autores do século XVIII, sendo obras relacionadas ao Brasil daquela época. As fontes musicais provem de diversos acervos do Brasil e de Portugal. 
Como grupo artístico integrado por cantores e instrumentistas do Brasil e do exterior, a OBA se apresentou com 18 músicos. A orquestra teve o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria de Cultura do Pará (Secult-PA), Fundação Carlos Gomes (PA) e MG Music.
Sobre a OBA - A Orquestra Barroca do Amazonas foi criada em 2009 por professores e alunos de graduação e pós-graduação em Música da Universidade do Estado do Amazonas, interessados no imenso patrimônio brasileiro do período colonial, especialmente dos séculos XVIII e começo do XIX. O grupo usa cópias fiéis de instrumentos de época e leitura historicamente inspirada das fontes musicais. Desde sua criação, a OBA já esteve em diversas cidades do Brasil (todas as capitais da Amazônia Legal) e do exterior (Lisboa, Turim, Salamanca etc), em festivais de ópera e música sacra, se apresentando em igrejas e teatros históricos, assim como em modernas salas de concerto. Em 2013, lançou o CD Dei Due Mondi, com obras de autores italianos e ibéricos, que influenciaram a formação do contexto lusófono em que se insere o Brasil. 

Por: Gorete Lourinho
Em: 25/03/2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário