quarta-feira, 11 de junho de 2014

Hoje, 11 de junho, recital de piano "Gotas do Sol" com o pianista Konstantin Richter.

Após recém chegada à Belém o compositor alemão Konstantin Richter propõe, junto ao Museu do Estado do Pará - MEP, um recital de piano, intitulado "Gotas do Sol" com o intuito de apresentar ao público paraense algumas de suas composições feitas ao longo dos seus últimos 25 anos.
Hoje, 11 de junho, ás 19h30, na Sala das Artes do Museu do Estado do Pará, Konstantin Richter executará 20 originais da sua autoria, inspirados nas suas longas estadias e viagens por Portugal, Cabo Verde e Brasil, onde traduz de maneira idílica, em suas melodias e harmonias, as vivências de um observador passional das paisagens físicas e humanas destes países, proporcionando-nos ao ouvi-las um encontro sensível com a melancolia, a saudade e a esperança.

Sobre o músico e compositor

            Nascido em 1962, na Alemanha, Konstantin Richter passa parte significativa da sua infância em Portugal, onde reside entre 1964 e 1969, iniciando aí os estudos de piano. Após o regresso à Alemanha, em 70, parte com a família para o Brasil em 74, acompanhando o pai, professor de música clássica. Através de longas viagens pelo Brasil e pela América Latina, aos 13 anos fica inspirado a aprender flautas andinas e bateria e percussão brasileira, assim como a compor as suas primeiras músicas.
            De volta à Alemanha em 1980, colabora ao vivo e em gravações com diversos grupos e músicos alemães e latinos, tocando piano, percussão, bateria e flautas. Desenvolve, nesta fase, um forte trabalho de criação musical, compondo e arranjando trilhas sonoras para cinema, televisão e publicidade.
            Entre 1996 e 2003 vive em Portugal, lecionando na área da expressão artística em Escolas Profissionalizantes em Lisboa. Como ilustrador, concebe o Painel Oficial de Abertura da Participação da Alemanha na Expo 98. Participa em vários projetos musicais, alguns dos quais em parceria com Tozé Brito, da Universal Music.
            Entre 2003 e 2010 reside em Cabo Verde, tendo sido nomeado Diretor da Sede do Fórum UNESCO em Cabo Verde, lecionando na Universidade Jean Piaget e coordenando um projeto arqueológico internacional. Dá vários concertos no CCP/ICA da Embaixada Portuguesa em Praia, capital de Cabo Verde.
            Na Alemanha, entre 2010 e 2013, trabalha como Professor de Arte. Grava com o renomado Produtor musical Tommy Newton.
            De regresso ao Brasil desde Outubro de 2013, fixa residência em Belém do Pará, aonde inicia o pós-doutorado em História da Arte na UFPA.


Local: Sala das Artes (Museu do Estado do Pará)
Horário: 19H:30
Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário