segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Exposição com acervo inédito da Bauhaus chega ao Museu do Estado do Pará

      O Museu do Estado do Pará e o Goethe-Institut promovem uma exposição inédita de fotos e filmes produzidos por alunos e professores da Bauhaus, a vanguardista escola superior de design alemã fundada por Walter Gropius, em 1919, e extinta pelo governo, em 1933. A mostra Bauhaus.foto.filme - que reúne 50 fotos e uma dúzia de filmes dos acervos do Arquivo Bauhaus / Museu de Design em Berlim e da Fundação Bauhaus Dessau - ficará em exposição na Galeria Antônio Parreira do MEP, de 08 de agosto a 18 de setembro de 2014.
    
       O Arquivo Buahus / Museu de Design em Berlim, possui o maior acervo de imagens da Escola, no mundo, com mais de 40 mil registros fotográficos. A instituição mostrará uma seleção com as obras mais representativas da coleção, incluindo fotografias clássicas de Lucia Moholy, László Moholy-Nagy e T. Lux Feininger e imagens de fotógrafos menos conhecidos, como Kattina Both, Irene Bayer e Max Peiffer Watenphul, além de obras não menos ambiciosas de autores totalmente incógnitos.

     Os registros variam de instantâneos a documentos históricos e ilustram, por meio de diagonais dinâmicas, perspectivas extremas e truques profissionais, o manuseio experimental e profissional da mídia fotográfica na Bauhaus. As fotos produzidas na época compõem uma imagem que até hoje é dominante na vida de uma das escolas de arte mais importantes do século XX.  

    O vernissage da mostra Bauhaus.foto.filme será no dia 08 de agosto, às 19h, na Sala Antônio Parreira do Museu do Estado do Pará. A visitação será de 10h às 18h, de terça a sexta, e de 10h ás 14h, aos sábados e domingos, até o dia 18 de setembro.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário