quarta-feira, 30 de julho de 2014

Saiba mais:

O Museu do Estado do Pará criado em 18 de março de 1981, só iniciou suas atividades em 1986, no 4º pavimento do Centro Cultural Tancredo Neves. Foi durante seu funcionamento nesse espaço que recebeu algumas doações individuais, como a coleção doada por Kenichiro Motoki. Além dessas doações, o Museu foi formando seu acervo com peças provenientes de vários órgãos do Estado. Em 1987, o Museu ocupou o Palacete Bolonha e, no ano de 1994, foi transferido para o Palácio “Lauro Sodré”, até então sede do Governo do Estado. O Palácio, construído em estilo neoclássico no século XVIII, foi projetado para servir de sede e moradia dos governadores e capitães generais do Pará, com a assinatura do arquiteto bolonhês Antonio Landi. Atualmente, o Museu dispõe de um diversificado acervo, composto de pinturas, mobiliário, acessórios, fotografias, entre outros bens, que incluem o próprio edifício, como testemunhos de diferentes contextos, permitindo muitas leituras.


quarta-feira, 16 de julho de 2014

Recital Duo de Piano e Canto Lírico: Conheça mais sobre os intérpretes.

        Hoje, 16 de julho, ocorrerá o Recital “Waldemazônico” às 19h, na Sala das Artes, aqui no Museu do Estado do Pará com Edelmiro Soares – cantor lírico e Germano Morey – pianista, cujo repertório foi sendo afinado juntamente à produção do evento, a fim de que o projeto pudesse levar a plateia um recorte fiel da obra do singular compositor paraense Waldemar Henrique. A seguir mais sobre Germano Morey:

        GERMANO MOREY

Foto: Carolina Moralez
       Participou de Master Class de piano com Prof. Dr. Adriana Azulay (Bra.), Prof. Ms. Marília Caputo, Prof. Dr. NadezhdaEismont (Rus.), Prof. Ms. Lúcia Barrenechea (Bra.), Prof. Alda de Mattos (Bra.), curso de Cravo com a Prof. Maria de Lourdes Cutolo (Bra.), curso de Música de Câmera com a Prof. Maria Teresa Madeira (Bra.), integrou o coro de câmera do 30º Curso Internacional de Música de Brasília, sob regência do maestro Lincoln Andrade. Em 2007, participou do grupo de música antiga, sob coordenação do Prof. Luiz Carlos Tavares e atuou em vários recitais solos e em conjunto nas capitais de Belém, Brasília e Curitiba. Foi laureado com o 1º lugar no concurso Dóris Azevedo para Jovens Instrumentistas no ano de 2006 e, até 2009, recebeu a premiação no mesmo concurso nas categorias piano e música de câmera. Atuou, de 2011 a Dezembro de 2012, como pianista estagiário do Centro Cultural Teatro Guaíra – CCTG. Atualmente, reside em Curitiba/PR, onde cursa o ensino superior em Piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, sob a orientação da Prof. Dra. Olga Kiun;é bolsista no PROGRAMA DE BOLSAS DIEUWERTJE MEIJER EMBAP.

Recital Duo de Piano e Canto Lírico: Conheça mais sobre os intérpretes.

             Hoje, 16 de julho, ocorrerá o Recital “Waldemazônico” às 19h, na Sala das Artes, aqui no Museu do Estado do Pará com Edelmiro Soares – cantor lírico e Germano Morey – pianista, cujo repertório foi sendo afinado juntamente à produção do evento, a fim de que o projeto pudesse levar a plateia um recorte fiel da obra do singular compositor paraense Waldemar Henrique. A seguir mais sobre Edelmiro Soares: 

EDELMIRO SOARES

Foto: Rogério Pinheiro

Edelmiro Soares é natural de Igarapé-Mirí (PA). Cantor lírico, registro de tenor spinto formado pelo Instituto Estadual Carlos Gomes. Iniciou seus estudos formais de Música, em 1985, no Serviço de Atividades Musicais da UFPA, por meio do Curso Livre de Musicalização de Adultos. Ingressou no Curso de Canto Lírico da EMUFPA, em 1988, na classe da Profª Marina Monarcha e foi diplomado pelo Curso Técnico de Canto Lírico do Instituto Estadual Carlos Gomes em 1996, na classe da Profª. Malina Mineva. Participou ativamente dos principais Festivais de Música erudita do país. Ministra aulas de Técnica Vocal e de Iniciação. Atualmente, integra o Duo “Câmara Amazônia”, em parceria com o pianista e compositor Urubatan de Castro, com quem desenvolve trabalho de pesquisa e tem se apresentado em performances de Recitais de Câmera em Belém, no Pará e no Brasil, com destaque para os concertos “Das Modinhas Imperiais ao Moderno Portugal” (realizado na Igreja de Santo Alexandre e no SESC-Boulevard), e Recital “Lítero-Musical”, realizado na Sala Ettore Bósio (FCG-Belém), na Sala de Recitais da UEPA (UEPA-Belém) e na Capela da PUC/SP, em Junho/2013. Mantém, ainda, Duo de Canto e Violão com o músico paraense radicado em Portugal, Maurício Gomes, apresentando composições de diversos gêneros, estilos e épocas com ênfase na Música Brasileira; atualmente o Duo trabalha as “Sete Canções Populares”, de Manuel de Falla, a fim de se apresentar em Belém, no novo Auditório da EMUFPA e outros locais da cidade. Atua também na área da Música Popular Brasileira, cantando em concertos sob encomenda tendo realizado, recentemente, o espetáculo “Cantos Amazônicos” (com canções de compositores populares paraenses), para o II ERDIPEA, na UEPA-Belém, em abril de 2014.

terça-feira, 15 de julho de 2014

DUO DE PIANO E CANTO LÍRICO “WALDEMAZÔNICO” e RECITAL DE PIANO SOLO

       “Waldemazônico” traduz o resultado proporcionado pelo encontro de dois sensíveis intérpretes eruditos: Edelmiro Soares – cantor lírico e Germano Morey – pianista, cujo encantamento mútuo pela obra composicional do nosso maestro Waldemar Henrique permitiu a escolha de algumas pérolas, entre as muitas peças que o compositor paraense escreveu e que sempre estão permeadas pelo imaginário cultural amazônico. Germano mora em Curitiba e Edelmiro em Belém e este momento de boa música vinha sendo elaborado há cerca de quatro meses. A ideia surgiu em Curitiba e se sedimentou por meio da internet e de encontros esporádicos entre os dois músicos durante suas viagens entre as duas cidades. Nestes encontros, o repertório foi sendo afinado juntamente à produção do evento, a fim de que o projeto pudesse levar a plateia um recorte fiel da obra do singular compositor paraense, conforme escrito nas partituras pesquisadas. O duo já tem planos e datas para dois concertos, dia 16 (quarta-feira), às 19h, Sala das Artes, no Museu do Estado do Pará, Belém. E no dia 17 (quinta-feira), às 19h, também na Sala das Artes, no Museu do Estado do Pará, o Recital de Piano Solo com o pianista Gernamo Morey. 

                      Entrada franca! Esperamos você nessa noite inesquecível! 

  • End.: Palácio Lauro Sodré / Praça Dom Pedro II, s/n. Cidade Velha. Belém.





quinta-feira, 3 de julho de 2014

Mais sobre o Museu do Estado do Pará


No Museu do Estado do Pará (MHEP), belíssimos lustres em cristal foram colocados nos Salões Nobres e foi contratado o pintor francês J.Casse para decorá-los no apogeu do Ciclo da Borracha. Estas peças e outras telas de renomados pintores como Antonio Parreiras, Décio Vilares, Benedicto Calixto, passaram a constituir o núcleo mais significativo do acervo histórico paraense. Portanto, não deixe de visitar o MHEP, que está situado no Palácio Lauro Sodré. 

Aguardamos você!