quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Oficina fotográfica realizada pelo Mhep e CAP em Barcarena vira exposição

Exposição fotográfica “Esse é o meu patrimônio” fica aberta até o dia 28 de outubro no Centro Comunitário de Vila do Conde

Cerca de 25 alunos de diversas escolas de comunidades de Barcarena e Abaetetuba participaram da oficina de fotografia digital realizada pelo projeto “Patrimônio do Nosso Meio”. A oficina foi ministrada pelo fotógrafo Italo Brito, nos dias 11 e 12 de setembro, e o resultado está exposto no Centro Comunitário de Vila do Conde, em Barcarena, na exposição “Esse é meu Patrimônio”.
O projeto é uma realização do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), em parceria com a Companhia Alumina do Pará (CAP) e com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT) e Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA).

O instrutor Italo Brito selecionando algumas fotos

Rosemara Lisboa, bolsista de Artes do Projeto, iniciou a oficina com conceitos básicos de Memória Histórica, Preservação Patrimonial e Identidade Cultural. Em seguida, Italo deu noções iniciais aos alunos sobre mecanismos de utilização da câmera digital, diferenças entre equipamentos profissionais e amadores, produção de fotografias por meio de aparelhos celulares, composição fotográfica, entre outros.
 “Acabei de comprar uma máquina e com a oficina, estou aprendendo a manusear a câmera, enquadrar as fotografias e fazer melhores fotos. Pretendo fazer Medicina, mas quero ter a fotografia sempre como um hobby”, explica Luê Gonçalves, de 17 anos. 

 Igreja São João Batista (Foto: Silviane Dias)

Após a aula teórica, os alunos saíram para fazer fotos no Centro da cidade, captando imagens de patrimônios históricos como a Igreja São João Batista, a terceira mais antiga do Pará. “É sempre bom participar dessas oficinas para aprender e aprimorar conhecimentos. O Centro Comunitário está de portas abertas para esse tipo de atividade. Aqui tem muita coisa boa para ser aproveitada, mas nem todo mundo dá atenção”, diz a moradora Teresinha de Jesus. Além dos alunos, o repórter fotográfico Elias Vilhena Brito, do jornal local O Cidadão, também prestigiou a oficina. No retorno do passeio fotográfico, os alunos já puderam conferir suas fotografias, que foram projetadas e selecionadas pelo instrutor em um datashow.
Após o processo de seleção e montagem, a exposição foi aberta no dia 26 de setembro e encontra-se aberta para a comunidade em geral até o dia 28 de outubro. “Muitos alunos têm acesso à tecnologia através da internet, mas sem essa orientação técnica. A partir de agora, eles vão ter um cuidado maior com luminosidade, enquadramento e efeitos, além de despertar essa valorização pelo nosso patrimônio e recursos naturais”, concluiu o professor de Artes Francisco Sérgio, que leciona em escolas públicas locais e também acompanhou a oficina.

Serviço:

Exposição Esse é meu patrimônio
Data: até 28 de outubro
Local: Centro Comunitário de Vila do Conde – Barcarena.

Escrito por Michelli Byanka Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário