segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mhep recebe Galeria Caixa Brasil

"Galeria CAIXA Brasil” comemora os 150 anos do banco com exposições em todas as capitais do país e promove uma seleção popular . Em Belém, a mostra será realizada de 5 a 28 de novembro no Mhep.

   
A Caixa Econômica Federal apresenta, de 05 a 28 de novembro de 2010, “Galeria CAIXA Brasil”, a maior mostra simultânea já realizada no país. O acervo artístico do banco – que inclui trabalhos de Djanira, Tarsila do Amaral, Di Cavalcante e outros – será exposto nas 27 capitais brasileiras, como parte das comemorações dos 150 anos da CAIXA. As exposições, com entrada franca, serão montadas nas cinco unidades da CAIXA Cultural (Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e em museus e galerias de arte de instituições parceiras nas demais cidades.

A abertura das 27 exposições, no dia 05, ocorrerá em homenagem ao Dia Nacional da Cultura Brasileira. Nas unidades da CAIXA Cultural haverá oficinas para alunos de escolas públicas e particulares, instituições que cuidam de idosos e portadores de necessidades especiais e visitas monitoradas.

Cada capital receberá obras de artistas renomados que compõem o acervo da CAIXA, como Di Cavalcanti, Aldemir Martins, Djanira, Portinari, Glauco Rodrigues, Antonio Poteiro, Abelardo Zaluar, Tomie Ohtake, Francisco Rebolo, Cícero Dias, Antonio Bandeira, Newton Cavalcanti, Yara Tupinambá, Renina Katz, Rui Faquini e tantos outros, totalizando 600 obras de arte, entre pinturas, gravuras, fotografias, serigrafias, desenhos e outras técnicas.

Seleção Popular

O visitante, em cada um dos 27 locais da mostra, poderá votar nas três obras preferidas. Ao final das exposições, as três peças eleitas em cada capital, totalizando 81, comporão cinco novas exposições fruto da preferência popular. Estas poderão ser visitadas em janeiro de 2011, quando o banco comemora seus 150 anos, nos cinco espaços da CAIXA Cultural pelo país.

O Projeto

Por acreditar no acesso à cultura como instrumento de fortalecimento da cidadania, o projeto representa o compromisso da CAIXA em maximizar o acesso da população brasileira ao valioso acervo artístico da empresa. Numa jornada das artes visuais, 600 obras – das mais de mil que compõem o acervo da instituição – estarão expostas. Esse esforço possibilita uma visão panorâmica das artes plásticas brasileiras, dada a diversidade de técnicas e temas.

Para a realização da exposição “Galeria CAIXA Brasil”a empresa reuniu seu know-how adquirido ao longo de anos de adoção de uma política de guarda e conservação de obras de arte. Aspectos relacionados à segurança das obras, à adequação técnica dos espaços expositivos e à acessibilidade foram considerados na definição das parcerias que viabilizaram a abertura da mostra em cidades onde ainda não existem unidades da CAIXA Cultural.

Acervo Artístico CAIXA




A CAIXA possui um acervo artístico composto por quase 2 mil obras entre pinturas, esculturas, tapeçarias, fotografias e gravuras. A formação desse acervo deu-se por aquisições de coleções temáticas – que tem como marco o ano de 1968, quando a CAIXA começou a encomendar obras de renomados artistas brasileiros; pela incorporação de 246 obras do acervo do extinto Banco Nacional da Habitação (BNH), em 1986; passando pela aquisição da Coleção Brasília, em 1987, a coleção do V Centenário em 1998/9 e, também, por algumas doações de artistas expositores.

O Acervo da CAIXA abrange um longo período das artes plásticas no Brasil, estando representadas pelo acervo quatro gerações de artistas brasileiros, formando um amplo quadro da diversidade de escolas e tendências que marcam a produção dos últimos cem anos.

A primeira coleção é composta por obras de artistas consagrados, adquiridas para ilustração de bilhetes da Loteria Federal em datas comemorativas como Natal, São João, Independência, Carnaval e Inconfidência Mineira. Nessas ocasiões a CAIXA promovia as chamadas extrações especiais que, além de oferecer ao mercado o atrativo dos prêmios, passaram a ter, já em 1968, a ilustração dos bilhetes correspondentes por renomados artistas brasileiros. Djanira foi a primeira artista contratada, seguida por Di Cavalcanti, Glauco Rodrigues, Newton Cavalcanti, Carlos Scliar, Wellington Virgolino e Aldemir Martins, totalizando 37 artistas.

A segunda coleção veio com a incorporação do BNH à CAIXA, em 1986. Tal processo envolveu a transferência do patrimônio do extinto órgão para a CAIXA. Parte desse patrimônio era o acervo artístico composto de 246 peças. Trata-se de um conjunto de obras que inclui artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Manabu Mabe, Vicente do Rego Monteiro, Milton Dacosta, Alfredo Volpi, dentre outros. Parte dessa coleção encontra-se no acervo do Rio de Janeiro.

A terceira coleção foi adquirida em 1987, ano em que Brasília foi elevada à condição de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. É formada por 60 obras de artistas como Carlos Bracher, Glênio Bianchetti, Eduardo Zimmermann, Cláudio Tozzi e Athos Bulcão, entre outros.

Dando continuidade à sua política de incentivo às artes nacionais, a CAIXA, em 1998, iniciou a composição de mais uma coleção, cujo tema é o "V Centenário do Descobrimento do Brasil". Dentro dessa proposta, em 1998, foram adquiridas cinco obras de autoria dos artistas Carmela Gross, João Câmara, Siron Franco, Roberto Aguilar e Daniel Senise. Em 1999, continuando a executar o projeto de formação da Coleção V Centenário do Descobrimento, foram analisados vários projetos de artes plásticas e escolhido o artista Antônio Poteiro, pintor e escultor residente em Goiânia, com aquisição de três obras.

As obras do Acervo Caixa são exibidas em mostras nas Galerias da CAIXA Cultural e em museus de diversas cidades brasileiras que ofereçam condições exigidas de iluminação, segurança e climatização. Em Brasília, a Galeria “Acervo Caixa” está destinada prioritariamente à exibição do Acervo, abrigando exposições que aqui se iniciam e depois partem para itinerâncias nacionais; na seqüência, novas mostras são elaboradas a partir do olhar de curadores convidados. Essa dinâmica possibilita ao numeroso público o acesso gratuito à fruição de obras de arte de qualidade, com exibição ininterrupta do Acervo Caixa.

SERVIÇO:
Galeria Caixa Brasil
Abertura: 05 de novembro de 2010, às 19h em todas as capitais
Visitação: de 06 a 28 de novembro de 2010
Classificação etária: livre
Entrada franca
Acesso para portadores de necessidades especiais

Exposição em Belém:
Na capital paraense a Galeria Caixa Brasil estará no Museu Histórico do Pará, na Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de Belém.O público vai conferir a exposição de terça a domingo, a partir do dia 06 de novembro, das 10h às 16h.

Fonte: Ascom Caixa

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Por Dentro do Museu

Fique por dentro da programação do Mhep, instituição do Sistema Integrado de Museus (SIM), com a edição de outubro do informativo "Por Dentro do Museu". Clique na imagem para ampliar:








quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Informativo "Passado a limpo"

O Passado a Limpo é o informativo do projeto "Patrimônio do Nosso Meio", que o Mhep desenvolve em parceria com a Companhia Alumina do Pará (CAP), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Fundação Instituto pelo Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa). O projeto visa desenvolver trabalhos de Educação Patrimonial e Ambiental junto à comunidades do interior do Pará. Saiba mais clicando na imagem para ampliar:


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Oficina fotográfica realizada pelo Mhep e CAP em Barcarena vira exposição

Exposição fotográfica “Esse é o meu patrimônio” fica aberta até o dia 28 de outubro no Centro Comunitário de Vila do Conde

Cerca de 25 alunos de diversas escolas de comunidades de Barcarena e Abaetetuba participaram da oficina de fotografia digital realizada pelo projeto “Patrimônio do Nosso Meio”. A oficina foi ministrada pelo fotógrafo Italo Brito, nos dias 11 e 12 de setembro, e o resultado está exposto no Centro Comunitário de Vila do Conde, em Barcarena, na exposição “Esse é meu Patrimônio”.
O projeto é uma realização do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), em parceria com a Companhia Alumina do Pará (CAP) e com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT) e Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA).

O instrutor Italo Brito selecionando algumas fotos

Rosemara Lisboa, bolsista de Artes do Projeto, iniciou a oficina com conceitos básicos de Memória Histórica, Preservação Patrimonial e Identidade Cultural. Em seguida, Italo deu noções iniciais aos alunos sobre mecanismos de utilização da câmera digital, diferenças entre equipamentos profissionais e amadores, produção de fotografias por meio de aparelhos celulares, composição fotográfica, entre outros.
 “Acabei de comprar uma máquina e com a oficina, estou aprendendo a manusear a câmera, enquadrar as fotografias e fazer melhores fotos. Pretendo fazer Medicina, mas quero ter a fotografia sempre como um hobby”, explica Luê Gonçalves, de 17 anos. 

 Igreja São João Batista (Foto: Silviane Dias)

Após a aula teórica, os alunos saíram para fazer fotos no Centro da cidade, captando imagens de patrimônios históricos como a Igreja São João Batista, a terceira mais antiga do Pará. “É sempre bom participar dessas oficinas para aprender e aprimorar conhecimentos. O Centro Comunitário está de portas abertas para esse tipo de atividade. Aqui tem muita coisa boa para ser aproveitada, mas nem todo mundo dá atenção”, diz a moradora Teresinha de Jesus. Além dos alunos, o repórter fotográfico Elias Vilhena Brito, do jornal local O Cidadão, também prestigiou a oficina. No retorno do passeio fotográfico, os alunos já puderam conferir suas fotografias, que foram projetadas e selecionadas pelo instrutor em um datashow.
Após o processo de seleção e montagem, a exposição foi aberta no dia 26 de setembro e encontra-se aberta para a comunidade em geral até o dia 28 de outubro. “Muitos alunos têm acesso à tecnologia através da internet, mas sem essa orientação técnica. A partir de agora, eles vão ter um cuidado maior com luminosidade, enquadramento e efeitos, além de despertar essa valorização pelo nosso patrimônio e recursos naturais”, concluiu o professor de Artes Francisco Sérgio, que leciona em escolas públicas locais e também acompanhou a oficina.

Serviço:

Exposição Esse é meu patrimônio
Data: até 28 de outubro
Local: Centro Comunitário de Vila do Conde – Barcarena.

Escrito por Michelli Byanka Almeida

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MHEP e CAP conscientizam comunidades de Abaetetuba e Barcarena

Projeto “Patrimônio do Nosso Meio” mobiliza população em torno da preservação do patrimônio cultural e ambiental por meio de exposições, palestras, capacitações e oficinas.

Exposição “Arqueologia e Meio Ambiente: um Diálogo Necessário” em Acará

Conscientizar moradores de comunidades situadas nos municípios de Abaetetuba e Barcarena a respeito de seus patrimônios culturais e ambientais. Este é o principal objetivo do projeto “Patrimônio do Nosso Meio” que, no último mês de agosto, deu início a uma série de exposições, palestras, oficinas e capacitações junto à população da região.

O projeto é uma iniciativa do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), com patrocínio da Companhia Alumina do Pará (CAP) e apoio da Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA) e Secretaria de Estado de Cultura (SECULT).

O projeto conta com o suporte de uma equipe de profissionais e pesquisadores envolvendo arqueólogos, geógrafos, pedagogos, historiadores, antropólogos, entre outros, além de bolsistas em diversas áreas de conhecimento. Estes profissionais atuam junto à população local na troca de conhecimentos, tanto científicos quanto empíricos. Ao mesmo tempo em que ministram palestras e oficinas, os pesquisadores aprendem com a comunidade as histórias e ‘causos’ locais. “Esse tipo de projeto é importante para não deixar morrer a nossa cultura, e resgatar coisas como o Boi-Bumbá que nem se vê mais. Aqui tinha também muitos lagos e nascentes de rios que sumiram, tudo levado pela erosão”, conta a moradora Teresinha de Jesus Santos.

Paralelo às atividades junto à população, a equipe do Projeto desenvolve pesquisas de campo em áreas reconhecidas como sítios arqueológicos. Este reconhecimento é importante para fomentar a valorização do patrimônio sociocultural destas regiões, bem como sua preservação ambiental.

Além do “Patrimônio do Nosso Meio”, o MHEP vem desenvolvendo outros trabalhos de preservação patrimonial em parceria com a CAP. Um deles é o projeto Arqueologia Preventiva. Com atuação na região de Paragominas, o projeto teve como um de seus frutos, a exposição itinerante “Arqueologia e Meio Ambiente: um Diálogo Necessário”, que passou pelos municípios de Ipixuna do Pará, Moju, Tomé-Açu, Acará, Abaetetuba e Barcarena e o último município visitado pela exposição será Paragominas.

Em sua primeira visita técnica à Abaetetuba, a equipe do projeto “Patrimônio do Nosso Meio” foi muito bem recebida pela população, que demonstrou interesse e envolvimento com a causa. “Quando expomos os objetivos do projeto e o foco no patrimônio cultural das oficinas, exposições e palestras sentimos um retorno muito bom do público”, explica Silvia Mara, Assistente Social da CAP. Autoridades locais como a Prefeita Francinete Carvalho e o Secretário Municipal de Meio Ambiente Raimundo Cardoso também marcaram presença no coquetel de abertura da exposição sobre Arqueologia e Meio Ambiente.

 
Lançamento das publicações sobre Arqueologia em Abaetetuba

Com painéis explicativos sobre as etapas de realização do projeto, a exposição traz ainda representações e cópias de peças arqueológicas encontradas na região. Durante o evento também foram distribuídos livros e publicações sobre Arqueologia e Patrimônio Histórico.

Escrito por Michelli Byanka Almeida



terça-feira, 5 de outubro de 2010

Salão Arte Pará 2010 abre quinta (7) no Mhep

Não foi uma escolha fácil. Tanto que os cinco jurados escalados para o Arte Pará 2010 e o curador do evento, Orlando Maneschy, não conseguiram deliberar a tempo de os artistas selecionados serem anunciados na edição de ontem do jornal Amazônia. A FRM (Fundação Romulo Maiorana), que promove o evento há 29 anos, solta agora o 'listão dos aprovados' ao salão, que será montado em quatro espaços da cidade - MAS (Museu de Arte Sacra), Mhep (Museu Histórico do Estado do Pará), Museu da Universidade Federal do Pará (Mufpa) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), fora as intervenções urbanas que durante o período da exposição. Os 44 escolhidos são do Pará, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo e de Minas Gerais, e nas mostras o público poderá contemplar da pintura e fotografia à instalação e performance.
'Como vai ser o Arte Pará esse ano? Maravilhoso!', anunciou a curadora e pesquisadora independente Nadja Peregrino (RJ), assim que o júri finalizou a seleção. 'Vai ser uma mostra de arte contemporânea, como o título propõe', reforçou a jurada Daniela Labra, curadora e crítica de arte. 'Temos obras de vários lugares, propostas bastante inventivas', adiantou Rubens Fernandes Junior, diretor da Faculdade de Comunicação da Faap - SP (Fundação Armando Álvares Penteado). 'Lamentamos, no entanto, não termos a presença mais forte do Norte e ainda a ausência do Nordeste nessa seleção. Não teremos nenhum artista de Manaus (AM) ou Macapá (AP), onde a cena artística é forte. Mas o Pará, em compensação, está muito bem representado', disse. Participaram ainda do júri o coordenador executivo do Museu de Arte de São Paulo, Andrés Hernández; e o diretor da Faculdade de Artes Visuais da UFPA (Universidade Federal do Pará), Neder Charone.
A partir da agora, o Arte Pará entra na fase da montagem dos espaços, que contarão com as obras selecionadas e ainda com trabalhos de artistas convidados. O júri de premiação terá a participação de Andrés Hernández, que vai representar o júri de seleção. A escolha dos ganhadores acontece no dia 6 de outubro, um dia antes da abertura do Arte Pará 2010, 7 de outubro.
Serviço - Premiação: 6 de outubro. Abertura do salão: 7 de outubro, às 19h no Mhep. Espaços de exposição: MAS, Mhep MUFPA e MPEG. Realização: Fundação Romulo Maiorana, Funarte e Apoio Efetivo de Fotografia, Performances e Salão Regional. Apoio: Mendes Publicidade. Patrocínio: Supermercados Nazaré, Marko Engenharia, Esamaz e Unimed Belém. Informações: (91) 3216-1142, www.orm.com.br, www.frmaiorana.org.br e 'Arte Pará' em www.facebook.com.

OBRAS SELECIONADAS:
1 - Loise D. D. - Rio e Janeiro (RJ)
Categoria: objeto
Obras: Dor e Febre (Tylenol)/Original e Cópia/Carne Vermelha

 2 - Osvaldo Carvalho - Niterói (RJ)
Categoria: pintura
Obras: Sem Título - Da Série Dealer/Sem Título - Da Série Dealer/Sem Título - Da Série Dealer

3 - Angella Conte - São Paulo (SP)
Categoria: vídeo
Obra: Essência


4 - Gina Danucci - Guarulhos (SP)
Categoria: gravura
Obra: O Banquete para Judth


5 - Maria Mattos - Niterói (RJ)
Categoria: vídeo
Obra: Entrando Sem Bater

 6 - Flávio Cerqueira - Guarulhos (SP)
Categoria: escultura
Obras: O Invisível / Tudo Entre Nós / Ex Corde

 7 - Elisa Castro - Rio de Janeiro (RJ)
Categoria: ação urbana
Obra: 'Qual o Seu Medo'

8 - Diego de Campos - Florianópolis (SC)
Categoria: vídeo
Obras: Sebre Como Digerir uma Lembrança / Pequena Tentativa Devanescente

9 - Victor De La Rocque - Belém (PA)
Categoria: instalação
Obra: O Ovo e a Galinha


10 - Cleantho Viana - Rio de Janeiro (RJ)
Categoria: vídeo
Obra: Vídeo Performance - Artista, Chapa

11 - Gelka Arruda - Belo Horizonte (MG)
Categoria: fotografia
Obra: Três Dias em Branco

12 - Pedro David - Nova Lima (MG)
Categoria: fotografia
Obra: Cartografia do Infinito

13 - Anita de Abreu e Lima - Belém (PA)
Categoria: fotografia
Obras: Ainda Queria Falar das Flores I/Ainda Queria Falar das Flores II/Ainda Queria Falar das Flores III

14 - Flora Assumpção - São Paulo (SP)
Categoria: instalação
Obras: Serpentes de Prata V/Serpentes de Prata VI/Serpentes de Prata II

15 - Keyla Sobral - Belém (PA)
Categoria: desenho
Obras: Métodos de Vingança I/Métodos de Vingança II/Métodos de Vingança III

16 - Raymundo Firmino de Oliveira Neto - Castanhal (PA)
Categoria: fotografia
Obras: RG-1725411/RG-1712252

17 - Alberto Bitar - Belém (PA)
Categoria: fotografia
Obras: Sem Título, Da Série Efêmera Paisagem/Sem Título, Da Série Efêmera Paisagem/Sem Título, Da Série Efêmera Paisagem

18 - José Hailton dos Santos - Belém (PA)
Categoria: pintura
Obras: Casa I/Casa II/Casa III

19 - Elza Lima - Belém (PA)
Categoria: fotografia
Obras: Série Água - Quem Te Ensinou a Nadar/Série Água - Quem Te Ensinou a Nadar/Série Água - Quem Te Ensinou a Nadar

20 - Nailana Thiely Salomão Pereira - Belém (PA)
Categoria: fotografia
Obras: Noir - Dias Curtos de Inverno 01/Noir - Dias Curtos de Inverno 02/Noir - Dias Curtos de Inverno 03

21 - Ricardo Macêdo - Belém (PA)
Categoria: instalação
Obra: Relações Intercambiáveis

22 - Bruno Macêdo de Cantuária - Belém (PA)
Categoria: instalação
Obra: Cafetinagem

 23 - Murilo Rodrigues - Belém (PA)
Categoria: vídeo
Obra: Black Bird II

24 - Flávio Lamenha - São Paulo (SP)
Categoria: fotografia
Obras: Solá Gallery/Vieira

25 - Jimson Vilela - Rio de Janeiro (RJ)
Categoria: objeto
Obras: 3 Cegos/O Livro de Encontro/À Procura de Horizontes

26 - Fernando Limberger - São Paulo (SP)
Categoria: escultura
Obras: Abraçadinhos 1/Abraçadinhos 2/Abraçadinhos 3

27 - Flávia Bertinato - São Paulo (SP)
Categoria: desenho
Obra: Tormento

28 - André Venzon - Porto Alegre (RS)
Categoria: fotografia
Obras: A Cidade É o Meu Corpo 1/A Cidade É o Meu Corpo 2/A Cidade É o Meu Corpo 3

29 - Regina Parra - São Paulo (SP)
Categoria: vídeo
Obras: Travessia (ou Sobre a Lamarcha)/Eldorado I/Eldorado II

30 - Renato Chalu - Belém (PA)
Categoria: instalação

Obra: Meta-Ver-O-Peso-Esquema

31 - Flávia Junqueira Angulo - São Paulo (SP)
Categoria: não informada

Obras: A Casa em Festa #6/A Casa em Festa #7/A Casa em Festa #8

32 - Deborah Engel - Rio de Janeiro (RJ)
Categoria: fotografia
Obras: Paisagens Possíveis - Ladies/Paisagens Possíveis - Pastor Itinerante/ Paisagens Possíveis - Tchola Sov

33 - Adriane Alvares Magalhães Maciel - Rio de Janeiro (RJ)
Categoria: fotografia
Obras: Série Sertão Nº 1/Série Sertão Nº 2/Série Sertão Nº 3

34 - Sinval Garcia - São Paulo (SP)
Categoria: fotografia
Obra: 'Encontros' - Coleção Belém-PA

35 - Rodrigo Cass - São Paulo (SP)
Categoria: objeto
Obras: Óleo Sobre Tela (3 Tus Tríptico) 201/Meditação Sobre um Tridimension

36 - Igor Magalhães Vidor - São Paulo (SP)
Categoria: performance
Obra: Mais Um Dia em Belém

37 - Letícia Rita - São Paulo (SP)
Categoria: instalação
Obra: A Liberdade Nem Sempre Está em...

38 - Valéria Coelho - São Paulo (SP)
Categoria: instalação
Obras: Psicografias/Psicografias/Psicografias

39 - Ena Lia Matthees - Porto Alegre (RS)
Categoria: instalação
Obra: Sem Título


40 - Manoel Novello - Rio de Janeiro (RJ)
Categoria: pintura
Obras: Paisagem da Ilha/Sobre a Terra dos Coqueiros/Sobre a Terra dos Coqueiros II


41 - Marinaldo da Silva Santos - Belém (PA)
Categoria: mista
Obras: Escalação Cartas de Defesa/Escalação Cartas de Defesa

42 - Andréa Facchini - Niterói (RJ)
Categoria: desenho
Obras: Entre o Azul do Céu (Sobre-Vivente)/Onde Você Sempre Quis Estar/Sem Linha do Horizonte, Sem Ponto

43 - Rodrigo Freitas - Belo Horizonte (MG)
Categoria: pintura
Obras: Paisagens de Inverno/Variações Sobre o Mesmo Abandono/Sem Título


44 - Viviane Gueller - Porto Alegre (RS)
Categoria: intervenção urbana
Obras: Epiderme/Elemental

Fonte: Portal ORM