quarta-feira, 13 de julho de 2011

Museu Histórico do Pará expõe Marc Riboud


Apaixonado pela notícia e pelo prazer de documentar os grandes momentos históricos, o fotógrafo francês Marc Riboud retrata a realidade e a história contemporânea com estilo próprio. Parte de sua produção poderá ser vista em Belém a partir de hoje (13), na exposição aberta logo mais, às 18h, no Museu Histórico do Estado do Pará (Mhep).

Durante mais de 50 anos de carreira, Marc Riboud influenciou toda uma geração de fotógrafos, já que fez do fotojornalismo uma expressão artística, preocupando-se sempre com as questões sociais.

O fotógrafo nasceu em 1923, na cidade de Lyon. Com 14 anos, realizou suas primeiras fotografias, durante a Exposição Universal de Paris. Seu tema predileto é história contemporânea.

“Seu testemunho diferenciado oferece uma leitura, uma perspectiva e um aprofundamento especiais dos grandes eventos da atualidade”, relata o diretor geral da Aliança Francesa no Brasil, Yann Lorvo, responsável pela mostra.

Pode-se dizer que a fotografia mais famosa de Riboud é a da adolescente americana Jan Rose Kasmir, que aos 17 anos enfrentou os soldados americanos da Guarda Nacional com uma flor nas mãos, durante um protesto anti-Vietnã, em março de 1967.

Riboud fotografou em vários países. De Washington ao Vietnã, do Nepal às Ìndias, da China à África - e também no Brasil. Depois de peregrinar por três meses na antiga URSS, em 1960, fez a cobertura das independências na Argélia e na África negra, e reportagens no Vietnã.

Do Nepal ao Brasil (Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo), Marc tem registros de imagens feitas e guardadas com cuidado, prazer e paixão. Seu trabalho foi exposto em diversos museus de diversas partes do mundo. (Diário do Pará)
VISITE

Exposição Marc Riboud. Abertura hoje (13), às 18h, no Museu Histórico do Pará (Palácio Lauro Sodré, Cidade Velha).

Informações: 3224-3998/ 3198.
Fonte: DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário