quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mulher é tema da Primavera nos Museus no Mhep

Discutir a temática feminina, direitos e o espaço da mulher na arte brasileira e contemporânea é a temática da 5ª Primavera dos Museus, com o tema Mulheres, Museus me Memórias. O evento é nacional e acontece simultaneamente em oito mil museus pelo Brasil, até domingo, 25 de setembro. Em Belém, a programação está sendo realizada no Museu Histórico Estado do Pará (MHEP).


Segundo o diretor do MHEP, Sérgio Melo, o evento existe há cinco anos e foi criado para aproximar a população dos espaços e acervos, a fim de torná-los mais públicos e democráticos. A programação começou na última segunda-feira, com a palestra “A Imagem Feminina na Arte”, e uma apresentação do grupo Kuorum, cuja linha de frente era composta por seis violinistas mulheres. “Este ano, a programação valoriza as mulheres. Tem palestra sobre direito feminino, exposição, oficina e desfile de moda. Em Belém vamos trabalhar sob o tema: O papel das mulheres diante dos desafios da sociedade contemporânea”, conta Sergio Melo.


A exposição “Mulheres, Museus e Memórias” apresenta 22 obras de artistas famosos sobre o universo feminino, todas pertencentes ao MHEP e ao Sistema Integrados de Museus. “Como nossa veia religiosa é muito forte, temos muitas obras de cunho religioso dentro da exposição”, informa o diretor do MHEP.


A moda e a imagem da mulher dentro do contexto contemporâneo também será o conceito da palestra “O que está nas entrelinhas: representação do universidade feminino nas revistas Nova e Marie Claire”, pela professora Rosyane Rodrigues. A palestra tem apresentação de um coral formado pelos estudantes da Unama.


Serviço:
5ª Primavera dos Museus
De: 19 a 25 de Setembro
Local: Museu Histórico do Estado do Pará - MHEP


Programação


Exposição “Mulheres, Museus e Memórias”
Local: Salão das Artes


Oficinas de Confecções de Bonecas de Papel, Pintura e Desenho.
Dia 22/09/2011 das 10h às 12h e das 14h às 18h


Palestra: O que está nas entrelinhas: representações de feminino nas revistas Nova e Marie Claire. Mostra Cultural: Desfile de moda e apresentação do Coral feminino da Unama
Dia 23/09/2011 às 19h


Contatos: 4009 8845 /8818 / 9830 / 9802


Fonte : José Pacheco - Ascom Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário