domingo, 5 de fevereiro de 2012

Projeto Patrimônio do Nosso Meio lança livros

Brinquedos de Miriti de Abaetetuba

No dia 09 de fevereiro, os moradores dos municípios de Abaetetuba e Barcarena terão oportunidade de conhecer e guardar importantes informações sobre seu passado, história, cultura e costumes. Eles receberão os exemplares do livro, caderno de colorir e DVD interativo “Patrimônio do nosso meio”. O projeto de arqueologia preventiva é uma iniciativa da Companhia Alumina do Pará (CAP) em parceria com a Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA) e apoio do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), e Secretaria de Estado de Cultura (SECULT).

O livro do Projeto “Patrimônio do Nosso Meio”, foi desenvolvido com o objetivo de conscientizar os moradores dos dois municípios a respeito das riquezas da região e da importância da preservação de seus patrimônios históricos, culturais e ambientais. A obra será entregue aos professores da região, para que eles possam utilizá-lo como material didático em suas aulas. Dentro do livro irá encartado um DVD interativo com relatos de arqueólogos, geógrafos, historiadores, antropólogos e pessoas das comunidades que participaram do projeto.

O caderno de colorir foi desenvolvido para o público infantil, e contém textos e imagens escolhidas pelos moradores das comunidades de São Sebastião, Santa Rosa, Pramajó, Japiim/Vai quem quer e Vila do Conde, localizadas no município de Barcarena. O conteúdo aborda ainda, de maneira simples e didática, a importância da Arqueologia, da preservação dos nossos patrimônios e conta um pouco da história e da cultura dessas comunidades.

Mestre Vieira
Entre as atrações do evento, haverá exposição dos trabalhos realizados pelas comunidades nas oficinas e workshops organizadas pelo projeto e atração musical comandada por Mestre Vieira, que também compõe a trilha sonora do DVD do projeto. Foram convidados para o lançamento 100 participantes do projeto, entre adultos e adolescentes dos municípios de Barcarena e Abaetetuba. 




Ao todo, foram produzidos 1.200 exemplares do livro e parte do material, que marca o encerramento das atividades do primeiro ano do projeto, será destinada às comunidades beneficiadas pela iniciativa, assim como escolas e instituições municipais.  

Projeto

O Programa Patrimônio do Nosso Meio, divulga os resultados de pesquisas arqueológicas e ações de Educação Patrimonial para os municípios de Abaetetuba e Barcarena, demonstrando aspectos teóricos e metodológicos do trabalho de campo arqueológico e de áreas de conhecimento como a História, a Antropologia, a Geografia, o Turismo e a Pedagogia.

O Programa visou sensibilizar e valorizar o Patrimônio Arqueológico Nacional na área de influência direta da Companhia de Alumina do Pará, onde foram identificados sítios arqueológicos.
A Educação Patrimonial, vinculada à Educação Ambiental, possibilitou o envolvimento das comunidades São Sebastião, Santa Rosa, Pramajó (Trevo do Peteca), Japiim/ Vai Quem Quer, estendendo-se para as Vilas do Conde, de São Francisco, de Itupanema, dos Cabanos e de Beja, nas pesquisas institucionais.

Fonte: CAP
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário