sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO 2012



  •   SOLENIDADE DE ABERTURA DAS AÇÕES LITÚRGICAS DA CAPELINHA DO PALÁCIO LAURO SODRÉ.
DATA/Horário: 14.02.2012 (18:00 hs)
Local: CAPELA


  •  inauguração da sala histórica “A Conquista”, momento em que se fará a entrega à comunidade da obra “A Conquista do Amazonas” de autoria de Antônio Parreiras.
DATA/Horário: 14.02.2012 (19:00 hs)
Local: SALÃO DAS ARTES 

  •   palestra “a expedição de Pedro Teixeira”, pela histª. Drª. Anete Costa Ferreira.
DATA/Horário: 15.02.2012 (10:00 hs)
Local: SALÃO DAS ARTES

  •    solenidade oficial de doação pelo conselho de INTELECTUAIS do instituto histórico e geográfico do pará ao acervo do museu histórico do estado do pará, da carruagem fúnebre (ORIGINADA DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE DA IRMANDADE FRANCISCANA / SÉCULO XIX).
DATA/Horário: 16.02.2012 (18:00 hs)
Local: SALÃO DAS ARTES 

  •   palestra “a pintura histórica na amazônia” da ‘belle époque’, pelo prof.dr. Aldrin figueiredo.
DATA/Horário: 17.02.2012 (10:00 hs)
      Local: SALÃO DAS ARTES

  •   palestra “história e natureza na obra de antônio parreiras”, pelo prof. dr. aldrin figueiredo e pelo prof. historiador nonato castro.
DATA/Horário: 18.02.2012 (10:00 hs)
Local: SALÃO DAS ARTES

  •   ENSAIO DA orquestra de câmara com o grupo quorum aos sábados.
DATA/HORÁRIO: 04.02.2012, 11.02.2012, 18.02.2012, 25.02.2012 (10:00    hs).
LOCAL: MINI-AUDITÓRIO DO MHEP.
      repertório:

1.      que música é essa?(é carimbó)
2.      giro pela américa;
3.      meu pará;
4.      ruas de água;
5.      círio de paz;
6.      paramericanos.           

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Projeto Patrimônio do Nosso Meio lança livros

Brinquedos de Miriti de Abaetetuba

No dia 09 de fevereiro, os moradores dos municípios de Abaetetuba e Barcarena terão oportunidade de conhecer e guardar importantes informações sobre seu passado, história, cultura e costumes. Eles receberão os exemplares do livro, caderno de colorir e DVD interativo “Patrimônio do nosso meio”. O projeto de arqueologia preventiva é uma iniciativa da Companhia Alumina do Pará (CAP) em parceria com a Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA) e apoio do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), e Secretaria de Estado de Cultura (SECULT).

O livro do Projeto “Patrimônio do Nosso Meio”, foi desenvolvido com o objetivo de conscientizar os moradores dos dois municípios a respeito das riquezas da região e da importância da preservação de seus patrimônios históricos, culturais e ambientais. A obra será entregue aos professores da região, para que eles possam utilizá-lo como material didático em suas aulas. Dentro do livro irá encartado um DVD interativo com relatos de arqueólogos, geógrafos, historiadores, antropólogos e pessoas das comunidades que participaram do projeto.

O caderno de colorir foi desenvolvido para o público infantil, e contém textos e imagens escolhidas pelos moradores das comunidades de São Sebastião, Santa Rosa, Pramajó, Japiim/Vai quem quer e Vila do Conde, localizadas no município de Barcarena. O conteúdo aborda ainda, de maneira simples e didática, a importância da Arqueologia, da preservação dos nossos patrimônios e conta um pouco da história e da cultura dessas comunidades.

Mestre Vieira
Entre as atrações do evento, haverá exposição dos trabalhos realizados pelas comunidades nas oficinas e workshops organizadas pelo projeto e atração musical comandada por Mestre Vieira, que também compõe a trilha sonora do DVD do projeto. Foram convidados para o lançamento 100 participantes do projeto, entre adultos e adolescentes dos municípios de Barcarena e Abaetetuba. 




Ao todo, foram produzidos 1.200 exemplares do livro e parte do material, que marca o encerramento das atividades do primeiro ano do projeto, será destinada às comunidades beneficiadas pela iniciativa, assim como escolas e instituições municipais.  

Projeto

O Programa Patrimônio do Nosso Meio, divulga os resultados de pesquisas arqueológicas e ações de Educação Patrimonial para os municípios de Abaetetuba e Barcarena, demonstrando aspectos teóricos e metodológicos do trabalho de campo arqueológico e de áreas de conhecimento como a História, a Antropologia, a Geografia, o Turismo e a Pedagogia.

O Programa visou sensibilizar e valorizar o Patrimônio Arqueológico Nacional na área de influência direta da Companhia de Alumina do Pará, onde foram identificados sítios arqueológicos.
A Educação Patrimonial, vinculada à Educação Ambiental, possibilitou o envolvimento das comunidades São Sebastião, Santa Rosa, Pramajó (Trevo do Peteca), Japiim/ Vai Quem Quer, estendendo-se para as Vilas do Conde, de São Francisco, de Itupanema, dos Cabanos e de Beja, nas pesquisas institucionais.

Fonte: CAP