sexta-feira, 28 de junho de 2013

CINEART Apresenta o filme: Pará: A Obra Prima da Amazônia.

O filme apresenta a beleza do Estado do Pará, seus imponentes patrimônios arquitetônicos. Sua tradicional cultura popular de ritmos e danças ímpares. Sua religiosidade, a devoção à Virgem Santíssima durante o Círio de Nazaré. Suas exuberantes belezas naturais, os rios, as florestas, os mares, as cavernas e o fenômeno da Pororoca. Informa as oportunidades comerciais e as politicas públicas existentes para o empreendedorismo nos mais diversos setores da Economia. O evento ocorrerá no dia 03 de julho de 2013, a partir das 17h nas dependências do Museu. Não perca, contamos com sua presença.


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Última apresentação do Espetáculo Solo de Marajó

O Museu do Estado do Pará está sediando desde o dia 21 de maio o espetáculo Solo de Marajó, no qual o ator Cláudio Barros narra oito historias extraídas do romance “Marajó”, de Dalcídio Jurandir. O monologo conta com cenas simples e com uma dramaturgia que por si só representa a valorização do que há de melhor na literatura paraense contemporânea. O espetáculo foi criado especialmente para integrar a XII Feira Pan-amazônica do Livro, e teve grande repercussão passando pelo Cine Líbero Luxardo, CCBEU, Teatro Reinaldo Castanheira, em Paragominas e em São Paulo, integrando uma mostra de produção paraense contemporânea, e hoje o espetáculo integra o repertório da Usina Contemporânea de Teatro. O espetáculo chega a sua última apresentação hoje dia 27 de junho de 2013, o espetáculo começa no horário de 20:00 horas, com entrada franca, na sala das artes, nas dependências do museu. Não perca essa será sua última chance de prestigiar o espetáculo. Esperamos você.



terça-feira, 25 de junho de 2013

Diálogos com o Patrimônio: Quadra Junina e suas Manifestações Culturais.

Quadra Junina e suas Manifestações Culturais.

Segundo Éden Costa e Rafael Sales as festas juninas estão presentes no Brasil desde o período colonial, onde as mesmas mesclam contribuições de várias matrizes culturais, representadas nas formas de expressão, na religiosidade com os festejos dos santos associados a esse época, nos saberes e fazeres, no simbolismo das fogueiras. Em terras paraenses, esse período é marco pelo espetáculo proporcionado pelos cordões de pássaros e bichos, boi-bumbá, concursos de quadrilha, que se apresentam em vários espaços culturais, mobilizando a sociedade; mas também não se pode esquecer o banho de cheiro, as simpatias, adivinhações e/ou "mandingas", a culinária local e ainda as celebrações religiosas (que na verdade estão associadas a todo o resto). Por isso, a época junina não se caracteriza somente como um momento cultural e religioso, mas também movimenta a economia de um lugar. Assim, a proposta da programação é refletir sobre as variadas formas de expressão cultural, além de discutir a importância de sua valorização e preservação como parte de nossa memoria e de nosso patrimônio cultural. O evento será realizado nesta quinta-feira (27 de junho de 2013) nas dependências do Museu do Estado do Pará, a partir das 15h. Não perca, contamos com a sua presença.

PS.: O evento foi cancelado e não possui data prevista de ocorrer.


Para mais informações:

sexta-feira, 21 de junho de 2013

CINEART apresenta Viva São João!

De junho a dezembro de 2013, a população tem mais um motivo para visitar o Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP). Desde a manhã desta quarta-feira (19), o MHEP passa a exibir filmes do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS), por meio do Projeto Cineart. Alunos da Escola Estadual Paes de Carvalho participaram da primeira sessão de cinema, assistindo ao filme “Viva São João!”, do diretor Andrucha Waddington, que mostra uma turnê do cantor Gilberto Gil pelas festas juninas do nordeste, fazendo um paralelo da história das festas de São João e sua importância para a comunidade local.
A novidade agradou ao estudante Átila Rezende, que costuma frequentar o museu. “Eu gosto muito do MHEP, e foi muito bom participar dessa sessão de cinema. Conhecer mais da história do nosso país dentro de um espaço como esse é realmente maravilhoso”, afirmou o aluno do “Paes de Carvalho”.
A estudante Alessandra Xavier também aprovou o Projeto Cineart. Para ela, é mais fácil aprender com os filmes, além de ser uma experiência diferente. “Gostei muito de assistir a um filme aqui no museu. A gente acaba se concentrando mais do que em um cinema comercial. Vou aproveitar as férias de julho para vir com as minhas amigas”, disse Alessandra.
A técnica Márcia Pontes, da Coordenação de Educação do Sistema Integrado de Museus (SIM), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), explicou que o Cineart foi criado para dar visibilidade ao acervo do MIS, e para proporcionar ao público mais uma atração dentro do MHEP. O horário de exibição, às 10 h, foi escolhido para atingir diretamente os estudantes e formar nova plateia, tanto para o cinema quanto para o museu.
“O MHEP é considerado um espaço de educação não formal, e a gente procura integrar as ações entre os museus com esse cunho educativo. Trazer o cinema para dentro do museu ajuda a desmistificar a imagem de que os museus são um depósito de coisas velhas, com uma programação imutável. É muito bom trazer esse público pra cá e compartilhar dessa experiência”, ressaltou Márcia Pontes.
Atrações artísticas - As parcerias com atrações que normalmente não fazem parte das pautas dos museus já integram a rotina do MHEP, que abriga desde ensaios de grupos musicais até a apresentação de peças teatrais, passando por lançamento de livros, exposições rotativas e palestras.
A Orquestra de Câmara Grupo Quorum, por exemplo, utiliza a Sala das Artes para ensaios abertos ao público nas manhãs de sábado, desde 2012. Recentemente, foi feita uma parceria no mesmo formato com a Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa), que a cada dois meses fará uma apresentação para o público do museu.
O diretor do MHEP, Sérgio Melo, conta que a intenção é criar uma agenda positiva do museu, utilizando os espaços que o prédio dispõe, contribuindo para movimentar o local e incentivar a cultura na cidade. “O MHEP é um organismo vivo, que busca a interatividade cultural, proporcionando a divulgação do conhecimento. As parcerias têm sido estabelecidas com muito sucesso, e é bom para o museu, para os parceiros e, principalmente, para o público visitante”, reiterou.
No mês de junho, além do diversificado acervo do MHEP, composto por pinturas, mobiliário, acessórios e fotografias, e ainda pelo próprio prédio histórico, o público pode aproveitar as atrações do Projeto Cineart, todas as quartas-feiras, as 10 h. O espetáculo teatral “Solos do Marajó”, do Grupo Usina Contemporânea de Teatro, é apresentado as 20 h, nas terças e quartas-feiras.
No próximo sábado (22), às 10 h, acontece o lançamento do livro “Eia, avante, brasileiros!”, da jornalista Ana Diniz. Na última quinta-feira do mês a atração é o Projeto “Diálogos com o Patrimônio”, do Departamento de Patrimônio, Histórico, Artístico e Cultural do Pará (HPHAC). Toda a programação é gratuita.
Fonte: Agência Pará
Texto: Dani Filgueiras - Secom

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Confira a programação de Junho do MEP:

Espetáculo Teatral: Solo de Marajó.
Dias: 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25, 26 de junho (terças e quartas-feiras). A partir das
20hs, na sala das artes. Entrada franca.

Ensaio da Orquestra de Câmara Grupo Quorum.
Aos sábados, na sala das artes. Entrada franca.

Jornada de Dinâmica de Grupos – Núcleo Pará.
Dia: 27.06.2013, das 14:30hs até 20:30hs, na sala das artes, varanda Landi e galeria Antônio Parreiras.

Diálogos com o Patrimônio.
Dia: 27.06.2013, a partir das 15:00hrs até 17:00hrs, na galeria Manoel Pastana. Entrada Franca.