sexta-feira, 28 de março de 2014

                   
Prorrogada a exposição “Fogo Sagrado”, com pinturas do artista plástico Simões, até o dia 20 de maio.

      O premiado artista plástico José Augusto Toscano Simões expõe no Museu do Estado do Pará até o dia 20 de maio. A exposição Fogo Sagrado traz 28 obras na técnica “acrílica sobre tela” em dimensões variadas. 
      A mostra ocupa três núcleos: as salas “Do Espírito do Tempo”, “Do Desassossego e das Paixões” e “Dos sonhos e das Revoluções”.
      O nome da exposição faz uma referência ao que a arte tem de especial, revela Simões. “A arte é uma chama, uma energia, tem uma exigência que pede um compromisso com ela”.
      E nesse exercício de profunda imersão, Simões referenda artistas do século 20, os de vanguarda e os que foram importantes em sua formação, além de abordar o lado obscuro do desejo e das constantes mudanças feitas de forma pacífica ou aguerrida. “Os três espaços se interrelacionam, uma sala está ligada à outra, formando esse fogo sagrado”, conclui o artista.    

Sobre o artista - José Augusto Toscano Simões nasceu em Belém e é autodidata. Demonstrou interesse pela arte ainda na infância, realizando sua primeira exposição com o pintor Pepê Conduru, em 1976. Simões virou referência como artista plástico local, conquistando os primeiros lugares no Arte Pará em várias edições, o primeiro lugar no Salão de Agosto da Prefeitura Municipal de Belém e no Salão Pequenos Formatos da Unama, bem como uma premiação no Salão Nacional do Rio de Janeiro, além de realizar diversas exposições pelo país.

Participou desde 1976 de exposições coletivas, individuais e salões tendo obtido as seguintes premiações:

Prêmio Aquisição, III Salão Nacional de Artes Plásticas - Funarte, Rio de Janeiro - 1980;
Menção Honrosa no salão Arte Pará, Belém (PA) – 1983
3º lugar no salão Arte Pará, Belém (PA) – 1984
1º lugar no salão Arte Pará (prêmio compartilhado), Belém (PA) – 1985
1º lugar no concurso"Em busca de Talentos Regionais" - Telepará, Belém (PA) – 1987
1º lugar no primeiro "Salão de Agosto" da Prefeitura Municipal de Belém, Belém (PA) – 1989
Prêmio Aquisição no VIII salão Arte Pará, Belém (PA) – 1989
1º Prêmio no Salão de Pequenos Formatos da Unama, Belém (PA)
1º Prêmio no salão Arte Pará (prêmio compartilhado), Belém (PA)

Serviço: A exposição “Fogo Sagrado” ficará aberta ao público até o dia 20 de maio, de terça a domingo, de 10 às 18h e, aos finais de semana, de 10h às 14h, na Galeria Antônio Parreiras, do Museu do Estado do Pará. 

Por: Gorete Lourinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário