terça-feira, 6 de maio de 2014



Pela primeira vez, a Ensemble de Solistas de Berlim se apresenta na capital paraense.

O Museu do Estado do Pará recebe, pela primeira vez em Belém, a Ensemble de Solistas de Berlim.  O evento “Berlim - Sinfonia da Metrópole” será realizado no dia 10 de maio, na Sala das Artes do MEP, às 20h.

“Berlim - Sinfonia da Metrópole” é um famoso filme-mudo de 1927. Walter Ruttmann dirigiu o documentário que apresenta o dia-a-dia da Berlim de sua época. A película começa com os operários, que levantam cedo para o trabalho nas fábricas e termina com a agitada vida noturna berlinense dos anos 20. No decorrer de um dia, temos uma visão multifacetada da sociedade da época, desde a pobreza e a vida de operário até a riqueza e o luxo.
A edição foi realizada juntamente com o compositor Edmund Meisel, permitindo a ele criar uma trilha sonora em perfeita sintonia com o filme. Esse verdadeiro poema músico-visual nos possibilita uma impressionante e inesquecível viagem no tempo a essa importante época da história de Berlim.
Em 2010, Hans Brandner realizou uma nova orquestração da obra original, em comemoração ao jubileu de 200 anos da Universidade Humboldt de Berlim, numa formação para a orquestra de câmara. Esta nova versão foi lançada em 2011 pela editora especializada em cinema-mudo Ries & Erler e já foi apresentada com grande sucesso em cinemas da capital alemã, recebendo críticas positivas de, entre outros, Ian Wekwerth, pianista da Max Raabe Palast Orchester (famosa orquestra berlinense especializada no repertório dos anos 20 e 30).
Em Berlim, Hans Brandner e o maestro brasileiro Marcelo Falcão se conheceram e tiveram juntos a idéia de apresentar essa mesma versão numa série de concertos no Brasil. Em Belém, o local escolhido para a apresentação é o Museu do Estado do Pará e se realizará no próximo sábado, dia 10 de maio, na Sala das Artes do MEP, às 20h. O evento é uma promoção do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Promoção Social, Sistema Integrado de Museus, Museu do Estado do Pará e Casa de Estudos Germânicos da UFPA. Apoio: Bertelsmann e Visit Berlim. 

Por: Gorete Lourinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário