segunda-feira, 12 de maio de 2014

                                                                        Crédito de imagens: Francisco E Estrada e Luiz Braga

    O Museu do Estado do Pará apresenta ao público, a partir de hoje, dia 13 de maio, a exposição inédita "ÁguaNorte - Os Museus do SIM: coleções que criam conexões", como parte da programação da 12ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus. A exposição quer mostrar a diversidade de todos os museus do SIM. “A proposta é dar ao público uma visão geral de nossos acervos", destaca a diretora do SIM, Carmem Cal.
       De acordo com Sérgio Melo, diretor do Museu do Estado do Pará (MEP) e um dos curadores da mostra, "ÁguaNorte" foi definida através do eixo "esse rio é minha rua", ressaltando a importância dos rios na região. “É pelo rio que trafegam os nossos barcos, que se estabelecem certas crendices. E é o rio que compõe a maior parte de nosso contexto cultural”, observa Sérgio Melo.
        A programação do Ibram acontece em todo o país. Em Belém, ela conta com a parceira da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Sistema Integrado de Museus (SIM). O diretor do Museu destaca que a exposição “Água Norte” dará aos visitantes a visualidade que os artistas trazem sobre a água, em peças que representam os barcos da região, entre outras”.     
         Este ano, 1337 museus e outras instituições culturais do país participam do evento, que promove 4268 atividades. O público terá opções com exposições, palestras, minicursos e oficinas, entre outros. A coordenadora de Educação e Extensão do SIM/Secult, Zenaide de Paiva, explica que a Semana terá mesas redondas; apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso e relatos de experiência dos estagiários dos museus; voltados a todo o público interessado, incluindo também crianças das escolas do bairro da Cidade Velha.

Serviço:
12ª Semana Nacional de Museus, entre os dias 12 e 18 de maio.
Local: Museu do Estado do Pará.
- Exposição: Os museus do SIM: coleções que criam conexões.
Vernissage dia 13/05, às 19h, na Sala das Artes do MEP.
Visitação: de 14 a 24/05/14, no horário de 10h às 18h (no período de visitação ocorrerão ações educativas como visitas e oficinas acerca dos acervos expostos permitindo a interação entre os museus e suas coleções).

Dia 15/05
- Oficinas sobre a exposição “Os Museus do SIM: coleções que criam conexões”.
Horário: 10h às 12h
Local: MEP

Dia 16/05
- Oficinas sobre a Exposição “Os Museus do SIM: coleções que criam conexões”.
Horário: 10h às 12h
Local: MEP

Por: Gorete Lourinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário