sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Oficina de Figurinos de Ópera começa segunda (13) no Mhep


Festival Internacional de Ópera da Amazônia (Foto: Elza Lima)

Criação, desenho, confecção e pesquisa de material serão alguns dos conteúdos abordados pela “Oficina de Figurinos de Ópera”, ministrada por Cláudio Rego, Jean Negrão e Telma Lima, entre os dias 13 de setembro e 1 de outubro, das 9 às 11h, no Mhep – Museu Histórico do Estado do Pará. A oficina é uma parceria do Mhep com o Theatro da Paz e tem inscrições gratuitas.

A oficina será dividida em três partes. A primeira parte, ministrada por Cláudio Rego, será dedicada à criação e desenho dos figurinos. Neste momento, serão abordadas as fases que antecedem a produção, entre as quais estão a direção e a pesquisa de estilo e de época. Pesquisas de traje, desenho, esboço, proporção da figura humana, acabamento e utilização do nanquim complementam a primeira fase, que Cláudio resume como “o projeto da ideia”.

Em um segundo momento, Jean Negrão dará noções de pesquisa de materiais e orçamento para os alunos. Nesta fase serão contemplados os tipos de tecido que podem ser utilizados de acordo com o caimento e o volume dos figurinos, e quais materiais e acessórios são mais adequados para viabilizar a ideia inicial. “O tipo de material utilizado nos figurinos serão descobertos no processo de criação. Depende muito da textura e do efeito que se queira dar à peça”, explica Cláudio Rego. Na última parte da oficina, finalmente Telma Lima ensinará aos alunos técnicas de modelagem e construção das peças, com noções de costura, fechamento, aviamento, acabamento e bordado.

Segundo Cláudio, a oficina transitará pelos vários ambientes do Mhep, desde o jardim aberto, até salas menores e salões de exposição, onde os alunos poderão “sentir o clima de época e explorar o Museu”, conta. Além disso, o ministrante explica ainda que na segunda fase, durante as pesquisas de materiais, os alunos irão fazer pesquisa de campo nas ruas, enquanto na última fase eles poderão manusear máquinas de costura para a confecção das peças.

Público-alvo: A oficina é dirigida à estudantes e profissionais das áreas de Moda, Figurino, Design, Teatro, Artes, e demais áreas que envolvem processos de criação artística. “Durante a oficina abordaremos uma visualidade geral de tipos: desde moda, até figurinos circenses, de TV, cinema, teatro e cultura popular”, conclui Cláudio.

Serviço:
De 13 de setembro à 01 de outubro, das 9 ás 11h: Oficina de Figurinos de Ópera. Local: Mhep – Museu Histórico do Estado do Pará (Praça D. Pedro II, s/n – Palácio Lauro Sodré). As inscrições são gratuitas. Informações: 4009 8750 e 4009 8754.

Escrito por Michelli Byanka Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário