terça-feira, 21 de setembro de 2010

Regente francês leva ópera “Dido e Enéias” ao Mhep

O espetáculo é resultado do curso de Capacitação de Regência Coral e Orquestral da Uepa, ministrado por Philippe Forget e coordenado por Milton Monte


Philippe Forget

O desespero de Dido, Rainha de Cartago, ao ser abandonada pelo herói troiano Enéias, é o mote da ópera que será apresentada nos próximos dias 23 e 24 de setembro, às 18 horas, no Museu Histórico do Estado do Pará (Mhep). O espetáculo tem entrada franca.

 “Dido e Enéias” (Dido and Aeneas) é uma ópera em três atos do compositor barroco inglês Henry Purcell, com texto (o chamado libretto) de Nahun Tate. A primeira apresentação conhecida foi numa escola para meninas em Londres, no verão de 1688. Baseada no livro IV da "Eneida" de Virgílio, a história fala do amor entre Dido (Rainha de Cartago) e o herói troiano Enéias, e seu desespero quando é abandonada por ele. Um trabalho monumental na ópera barroca, é sempre lembrado com um dos mais importantes para o teatro. "Dido e Enéias" foi a primeira e única ópera toda cantada, em contraste com as semi-óperas anteriores.

Os exercícios de regência junto aos alunos do curso foram todos aplicados com o coro do Madrigal da Uepa, que ao invés de encenar a ópera, apresentará o espetáculo em forma de concerto, segundo o tenor do Madrigal Flávio Silva. Entre os personagens da ópera que os cantores do Madrigal interpretarão estão o marinheiro, as bruxas, o espírito, além de Dido, Enéias e outros. "Esta é uma ópera barroca, estilo que remete à vozes 'escuras', em contraponto à alegria dos vocais abertos do Romantismo e do Renascimento. Em Belém não temos profissionais que trabalham mais essa música antiga", explica Flávio. Apesar do espetáculo estar marcado para 18 horas, o grupo chegará ao Museu com antecedência para praticar exercícios vocais, alongamento, concentração e cumprir todo ritual de aquecimento.

Curso de Regência

A apresentação é resultado do Curso de Capacitação de Regência Coral e Orquestral da Universidade Estadual do Pará (Uepa) em parceria com a Universidade Federal do Pará (Ufpa). Destinado especialmente aos regentes e músicos eruditos da cidade, o curso foi ministrado por Philippe-Emmanuel Forget, e teve coordenação do cantor lírico, regente e professor paraense Milton Monte.

Esta é a segunda vez que o regente francês Philippe-Emmanuel Forget vem à Belém para ministrar um curso deste tipo. O primeiro curso ministrado na capital paraense por Forget ocorreu em 2007 nas dependências da Escola de Música da Ufpa (Emufpa), que mantém o apoio à iniciativa nesta segunda edição.

A iniciativa de promover o curso deu-se pela ausência de treinamento direcionado a regentes orquestrais na cidade, já que as universidades locais ainda não dispõem de cursos superiores nesta especialidade.

Com a apresentação da ópera “Dido e Enéias” no Mhep, o curso pretende formar novas platéias voltadas para o estilo em Belém, e fomentar as já existentes vindas de eventos como o Festival Internacional de Ópera da Amazônia.
Serviço: Ópera “Dido e Enéias”. Dias 23 e 24 de setembro, às 18h, no Museu Histórico do Estado do Pará (Palácio Lauro Sodré, s/n – Cidade Velha). Entrada franca. Informações: 4009 9500.

Escrito por Michelli Byanka Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário