domingo, 22 de agosto de 2010

“Dia do Marajó” é lançado no MHEP

Programa Viva Marajó, do Instituto Peabiru, lança o “Dia do Marajó” no MHEP e apresenta a Rede Marajó da Sociedade Civil. A programação inclui ainda exibição de documentário, palestra com Ima Vieira e debates.



Dia 24 de agosto, terça-feira, a partir das 17 horas, será lançado o “Dia do Marajó”, evento mensal para discutir necessidades socioambientais e culturais do Marajó. Neste mesmo dia será apresentada a proposta da “Rede Marajó da Sociedade Civil”, com uma agenda voltada para a região. O evento é aberto ao público e será realizado no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP).

                O “Dia do Marajó” é uma iniciativa do Programa Viva Marajó, coordenado pelo Instituto Peabiru e o Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável. A proposta é que o evento ocorra uma vez por mês, debatendo os temas ambientais, sociais, econômicos e culturais da região apresentados por especialistas e pesquisadores.

                Neste primeiro “Dia do Marajó” será lançada a “Rede Marajó”, uma iniciativa de organizações da sociedade civil para pressionar o poder público, as organizações empresariais e a sociedade em geral para uma agenda positiva para o Arquipélago. 

                Para a palestra inaugural do “Dia do Marajó”, o Instituto Peabiru convidou Ima Vieira, pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi, e sua diretora entre 2002 e 2005.
Palestrante: Ima é agrônoma pela Universidade Federal Rural da Amazônia, mestre em Genética pela Universidade de São Paulo e doutora em Ecologia pela University Of Stirling. Participa de inúmeras redes temáticas de pesquisa que envolvem estudos ecológicos sobre a Amazônia e lidera o projeto INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia. Também atua como presidente do Conselho Curador da Empresa Brasileira de Comunicação - EBC. Sua relação com o Marajó vem da infância, quando seu pai era juiz da pequena cidade de Cachoeira do Arari e das idas constantes a Muaná, onde a família possui fazenda, herança de seus pais. Em 2003, Ima presidiu o Museu do Marajó, até assumir a direção do Museu Goeldi em 2005.

Programa:

•17:00 – Abertura – Trailer do documentário “Expedição Marajó”, da Lauper Films
•17:30 – Lançamento da “Rede Marajó” da Sociedade Civil  - Leitura da carta de princípios
•18:00 – Manifestação dos signatários da “Rede Marajó”
•18:30 – Palestra Inaugural por Ima Vieira
•19:15 – Debates
•20:00 - Coquetel


Serviço: Lançamento do “Dia do Marajó”. Dia 24 de agosto (terça-feira), às 17h, no MHEP - Museu Histórico do Estado do Pará (Palácio Lauro Sodré, Pça Dom Pedro II s/n - Cidade Velha). Aberto ao público. Informações: 3222 6000.

Escrito por Michelli Byanka Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário