segunda-feira, 12 de maio de 2014

                                                                        Crédito de imagens: Francisco E Estrada e Luiz Braga

    O Museu do Estado do Pará apresenta ao público, a partir de hoje, dia 13 de maio, a exposição inédita "ÁguaNorte - Os Museus do SIM: coleções que criam conexões", como parte da programação da 12ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus. A exposição quer mostrar a diversidade de todos os museus do SIM. “A proposta é dar ao público uma visão geral de nossos acervos", destaca a diretora do SIM, Carmem Cal.
       De acordo com Sérgio Melo, diretor do Museu do Estado do Pará (MEP) e um dos curadores da mostra, "ÁguaNorte" foi definida através do eixo "esse rio é minha rua", ressaltando a importância dos rios na região. “É pelo rio que trafegam os nossos barcos, que se estabelecem certas crendices. E é o rio que compõe a maior parte de nosso contexto cultural”, observa Sérgio Melo.
        A programação do Ibram acontece em todo o país. Em Belém, ela conta com a parceira da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Sistema Integrado de Museus (SIM). O diretor do Museu destaca que a exposição “Água Norte” dará aos visitantes a visualidade que os artistas trazem sobre a água, em peças que representam os barcos da região, entre outras”.     
         Este ano, 1337 museus e outras instituições culturais do país participam do evento, que promove 4268 atividades. O público terá opções com exposições, palestras, minicursos e oficinas, entre outros. A coordenadora de Educação e Extensão do SIM/Secult, Zenaide de Paiva, explica que a Semana terá mesas redondas; apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso e relatos de experiência dos estagiários dos museus; voltados a todo o público interessado, incluindo também crianças das escolas do bairro da Cidade Velha.

Serviço:
12ª Semana Nacional de Museus, entre os dias 12 e 18 de maio.
Local: Museu do Estado do Pará.
- Exposição: Os museus do SIM: coleções que criam conexões.
Vernissage dia 13/05, às 19h, na Sala das Artes do MEP.
Visitação: de 14 a 24/05/14, no horário de 10h às 18h (no período de visitação ocorrerão ações educativas como visitas e oficinas acerca dos acervos expostos permitindo a interação entre os museus e suas coleções).

Dia 15/05
- Oficinas sobre a exposição “Os Museus do SIM: coleções que criam conexões”.
Horário: 10h às 12h
Local: MEP

Dia 16/05
- Oficinas sobre a Exposição “Os Museus do SIM: coleções que criam conexões”.
Horário: 10h às 12h
Local: MEP

Por: Gorete Lourinho

terça-feira, 6 de maio de 2014



Pela primeira vez, a Ensemble de Solistas de Berlim se apresenta na capital paraense.

O Museu do Estado do Pará recebe, pela primeira vez em Belém, a Ensemble de Solistas de Berlim.  O evento “Berlim - Sinfonia da Metrópole” será realizado no dia 10 de maio, na Sala das Artes do MEP, às 20h.

“Berlim - Sinfonia da Metrópole” é um famoso filme-mudo de 1927. Walter Ruttmann dirigiu o documentário que apresenta o dia-a-dia da Berlim de sua época. A película começa com os operários, que levantam cedo para o trabalho nas fábricas e termina com a agitada vida noturna berlinense dos anos 20. No decorrer de um dia, temos uma visão multifacetada da sociedade da época, desde a pobreza e a vida de operário até a riqueza e o luxo.
A edição foi realizada juntamente com o compositor Edmund Meisel, permitindo a ele criar uma trilha sonora em perfeita sintonia com o filme. Esse verdadeiro poema músico-visual nos possibilita uma impressionante e inesquecível viagem no tempo a essa importante época da história de Berlim.
Em 2010, Hans Brandner realizou uma nova orquestração da obra original, em comemoração ao jubileu de 200 anos da Universidade Humboldt de Berlim, numa formação para a orquestra de câmara. Esta nova versão foi lançada em 2011 pela editora especializada em cinema-mudo Ries & Erler e já foi apresentada com grande sucesso em cinemas da capital alemã, recebendo críticas positivas de, entre outros, Ian Wekwerth, pianista da Max Raabe Palast Orchester (famosa orquestra berlinense especializada no repertório dos anos 20 e 30).
Em Berlim, Hans Brandner e o maestro brasileiro Marcelo Falcão se conheceram e tiveram juntos a idéia de apresentar essa mesma versão numa série de concertos no Brasil. Em Belém, o local escolhido para a apresentação é o Museu do Estado do Pará e se realizará no próximo sábado, dia 10 de maio, na Sala das Artes do MEP, às 20h. O evento é uma promoção do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Promoção Social, Sistema Integrado de Museus, Museu do Estado do Pará e Casa de Estudos Germânicos da UFPA. Apoio: Bertelsmann e Visit Berlim. 

Por: Gorete Lourinho