terça-feira, 30 de novembro de 2010

Projeto Patrimônio do Nosso Meio promove Seminário em Barcarena

O “Seminário de Patrimônio Cultural” reunirá pesquisadores de diversas áreas que ministrarão palestras nos dias 6 e 7 de dezembro
Patrimônio arqueológico, antropologia em comunidades tradicionais, preservação cultural, turismo, sustentabilidade, educação, missões religiosas, cultura e meio ambiente serão alguns dos temas abordados no “Seminário de Patrimônio Cultural”, que será realizado dias 6 e 7 de dezembro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, em Barcarena.
Sensibilizar a população com relação à preservação patrimonial da região é um dos principais objetivos do evento, que reúne profissionais das áreas de arqueologia, antropologia, geografia, história, turismo e pedagogia. O Seminário objetiva sensibilizar a sociedade de Barcarena para a valorização, preservação e apropriação do Patrimônio Cultural, visando fortalecer o sentimento de identidade, bem como garantir o direito à cidadania cultural.
Entre as abordagens que serão expostas pelos palestrantes durante o evento, estão aspectos como memória, identidade, cultura material e imaterial, patrimônio cultural e natural, tradição, mitos, aspectos simbólicos, econômicos e de cidadania.
Serão discutidas ainda referências culturais, inventários, roteiros culturais, trabalhos de campo e formas de registro das pesquisas realizadas pelo projeto Patrimônio do Nosso Meio.
O coordenador do projeto Paulo do Canto ministrará a palestra "Patrimônio Arqueológico"

O Seminário começa dia 6 de dezembro, segunda-feira, às 9 horas, com a palestra de abertura intitulada “Patrimônio Arqueológico”, ministrada pelo coordenador do projeto e arqueólogo Paulo do Canto. A programação segue com mais três palestras até as 11 horas, quando o turismólogo Cleber Gomes encerrará o primeiro dia do evento falando sobre “Turismo, Patrimônio e Sustentabilidade”.
Quem abre o segundo dia é a pedagoga Maria Celeste ministrando a palestra “Educação e Cultura”. Logo após o historiador Frederik Matos fala sobre a “História das Missões Religiosas em Barcarena e Abaetetuba”, e em seguida a geógrafa Andrea Coelho encerra o evento com a palestra “Cultura e Meio Ambiente”.
Realizado pelo Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), o projeto Patrimônio do Nosso Meio visa preservar o patrimônio histórico, cultural e ambiental de comunidades de Barcarena e Abaetetuba. O projeto tem patrocínio da Companhia Alumina do Pará (CAP), com apoio da Secretaria do Estado de Cultura (Secult) e Fundação Instituto pelo Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa).

Serviço:
“SEMINÁRIO DE PATRIMÔNIO CULTURAL”
Data: 6 e 7 de dezembro (segunda e terça-feira)
Horário: dia 6, das 9 às 11h. Dia 7, das 9 às 10h30
Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz (Av. Cronge da Silveira – Barcarena).
Informações: 91 3753 2911
Entrada franca.

Escrito por Michelli Byanka Almeida

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Conheça a identidade visual do Mhep, desenvolvida pelo Mapinguari Design

Com a inserção da nomenclatura "histórico" em sua sigla, o MHEP - Museu Histórico do Estado do Pará, que antes chamava-se apenas Museu do Estado do Pará, passou por leves, porém, significativas mudanças, em sua concepção conceitual.

Uma destas mudanças foi o redesenho de seu símbolo e uma nova proposta de sistema de identidade visual, totalmente desenvolvida pelo escritório Mapinguari Design. O redesenho da marca do Museu representa a modernização pela qual vem passando o espaço e, ao mesmo tempo, a valorização de seu caráter histórico, continuando a dar destaque aos traços landianos, nesse caso os mais representativos arquitetonicamente.

Confira abaixo uma parte do projeto de identidade visual desenvolvido pela equipe do Mapinguari:

Moradores de Barcarena visitam Museu do Estado

Cerca de 50 moradores de comunidades como São Sebastião, Trevo do Peteca, Vila do Conde, entre outras localizadas nos municípios de Barcarena virão à Belém no próximo dia 27, sábado, para visitar o Museu Histórico do Estado do Pará (Mhep). A ação faz parte do projeto “Patrimônio do Nosso Meio”, que visa preservar o patrimônio histórico e ambiental da região. 
Com uma equipe de pesquisadores que envolve arqueólogos, historiadores, antropólogos, pedagogos e turismólogos, o projeto vem realizando oficinas, palestras e capacitações junto às comunidades. A visita ao Museu foi um pedido da própria comunidade, que após receber visitas da equipe do projeto, solicitou a vinda à instituição.
Salão Art-Nouveau
Os visitantes poderão conhecer ainda os diversos espaços do Museu como a Sala Antônio José Landi, Sala da Cabanagem, Sala do Círio, a Capela do Palácio, bem como os cinco salões nobres: Salão Pompeiano, Salão do Império, Salão da Renascença, Salão Art-Nouveau, Salão da República. Na ocasião será possível apreciar obras de duas grandes exposições que encontram-se abertas no Mhep: o Salão Arte Pará, com amostras da arte contemporânea do Estado, e a Galeria Caixa Brasil, que traz importantes nomes da arte brasileira.

A visita está marcada para as 10 horas da manhã, seguindo até o meio-dia. O grupo será recebido com café da manhã no Museu, e poderá conferir a apresentação do Grupo Quorum. Com quase dez anos de formação, o Quorum é um grupo camerístico paraense, que tem experiência na arte de lidar com o resgate histórico-musical de Belém.
Após a visita, o projeto oferecerá um almoço para os moradores, que em seguida retornarão para Barcarena em transporte especialmente destinado ao passeio.
O “Patrimônio do Nosso Meio” é uma iniciativa do Museu Histórico do Estado do Pará, com patrocínio da Companhia Alumina do Pará e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Fundação Instituto pelo Desenvolvimento da Amazônia.

Escrito por Michelli Byanka Almeida

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

“Mhep na Escola” promove oficinas, exposições e visitas guiadas

O projeto “Mhep na Escola” vem promovendo oficinas junto a professores da rede pública de ensino a fim de gerar multiplicadores do Projeto de Educação Patrimonial: Construindo caminhos para valorizar e preservar nossa memória. O Mhep na Escola é desenvolvido por funcionários do Setor de Educação do Museu, entre eles Haroldo Tuma, Tarcísio Tomas e Débora Figueiredo, ao lado das bolsistas Helen Lanhellas e Rosemara Lisboa. Além das oficinas e visitas, o projeto levou a exposição “Constituição de 1988 - Cidadania em debate: Reforma Agrária, Patrimônio Cultural e Meio Ambiente" para a Escola Temístocles Araújo, no bairro da Marambaia. Veja algumas fotos das ações do projeto nas escolas e no Museu:

Alunos do curso de Artes da UFPA em visita ao Salão Arte Pará 2010

Alunos do ensino fundamental em oficina do projeto no Museu

A bolsista Helen Lanhellas falando sobre o projeto na Escola Rui Barbosa

Alunos do Colégio Universo em visita guiada ao Museu

Alunos observam o processo de restauração no Ateliê Aberto do Museu

A mostra da Constituição de 1988, que estava exposta em Bragança, agora encontra-se na Escola Temístocles Araújo, na Marambaia


Escrito por Michelli Byanka Almeida


Equipe do Mhep faz diagnóstico patrimonial e ambiental de Abaetetuba e Barcarena

Integrantes da equipe do projeto “Patrimônio do Nosso Meio”, desenvolvido pelo Mhep em parceria com a CAP, Secult e Fidesa, vêm realizando visitas técnicas para diagnosticar patrimônios históricos e sítios arqueológicos de comunidades de Abaetetuba e Barcarena. Veja aqui fotos com registros de algumas destas visitas:
Carpintaria Naval em Abaetetuba

Centro de Artesanato do Miriti em Abaetetuba

Artesão de Miriti
Poço da Moça, nascente de rio de grande profundidade a qual são relacionadas lendas locais. Localizado na comunidade de Camotim - Abaetetuba.
O Engenho de cachaça do Sr. Pacheco é o último em funcionamento na região e foi tombado pelo Governo do Estado. A equipe do projeto encontrou nas redondezas outros engenhos de mel de cana.

Detalhe do equipamento do Engenho de cachaça
Os turismólogos Cleber Gomes e Bernardino Jr. com a bolsista do projeto Juliana Gomes na Vila de Beja - Abaetetuba

O coordenador do projeto Paulo do Canto, Cleber e Juliana ao lado do carpinteiro naval



Equipe do projeto em reunião com a Secretaria de Turismo de Barcarena



Escrito por Michelli Byanka Almeida

Mhep capacita professores das comunidades de Barcarena

As pedagogas Adrea Canto e Maria Celeste Farias estão desenvolvendo atividades de capacitação junto a professores das comunidades de Barcarena e Abaetetuba. As ações fazem parte da programação de Educação Patrimonial do projeto Patrimônio do Nosso Meio, realizado pelo Mhep em parceria com a CAP, Secult e Fidesa. Confira algumas fotos das capacitações realizadas com professores das comunidades do município de Barcarena:



Professoras conferindo as publicações do projeto




Escrito por Michelli Byanka Almeida

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Por Dentro do Museu - Novembro

Fique por dentro da programação do Mhep, instituição do Sistema Integrado de Museus (SIM), com a edição de novembro do informativo "Por Dentro do Museu". Galeria Caixa Brasil, Mhep na Escola, Projeto Patrimônio do Nosso Meio e Arte Pará são algumas novidades deste mês. 

Clique na imagem para ampliar:

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mhep leva oficina de fantoches à Vila do Conde

Proporcionar vivências lúdicas e conscientizar crianças e jovens a construírem novas formas de olharem a realidade, por meio do Teatro de Fantoches. Este é o objetivo da Oficina de Fantoches para Teatro, que será realizada nos dias 13 e 14 de novembro, no Centro Comunitário de Vila do Conde, em Barcarena.
Ministrada pelo professor Mauro Bentes, a oficina será dividida em quatro etapas: discussão e definição do tema, confecção dos bonecos, ensaio e apresentação do teatro de bonecos. A atividade visa estimular a percepção e a reação inconsciente a uma imagem lúdica e personificada de seres inanimados, principalmente, em crianças, além de transmitir uma mensagem de forma objetiva. “A educação é uma ferramenta essencial para orientar crianças e jovens e através da oficina de fantoches, pode-se aguçar o lado criativo e o imaginário deles”, explica Mauro.

A transmissão da mensagem através da linguagem corporal-oral, o uso da sensibilidade visual associada à auditiva, o uso do fator cognitivo na resolução de problemas e a conscientização e dramatização de situações cotidianas e de fatos marcantes da região são alguns dos elementos que serão trabalhados na atividade.
No primeiro dia, a oficina começa com a elaboração dos personagens e a confecção das cabeças dos bonecos. À tarde, o grupo trabalhará na colagem das cabeças e no corte e colagem das roupas dos bonecos. Já na manhã do segundo dia, as atividades incluem pintura das cabeças, confecção de cabelos e a arte-final do boneco. À tarde, o grupo retornará para o ensaio da peça e, às 17h, haverá apresentação do espetáculo resultante da oficina.
Materiais como tecido, tesoura, agulha, linha, tinta e pincel serão utilizados para a confecção dos bonecos. “A oficina é um modo de resgatar memórias, de compartilhar histórias em comum sobre lendas do lugar e a criação de novos personagens pelos alunos, para se reencontrarem em seu meio, buscando novas formas de reinventarem sua realidade”, conclui Mauro.
A oficina é promovida pelo projeto Patrimônio do Nosso Meio, que desenvolve pesquisas e atividades de Educação Patrimonial e Ambiental junto às comunidades de Barcarena e Abaetetuba. O projeto é realizado pelo Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), com patrocínio da Companhia Alumina do Pará (CAP) e apoio da Secretaria do Estado de Cultura (SECULT) e Fundação Instituto pelo Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA). Mais informações: http://www.museuhistoricodopara.blogspot.com

Serviço:
Oficina de Bonecos para Teatro.
Ministrante: Prof. Mauro Bentes
Data: 13 e 14 de novembro
Horário: dia 13, das 9 às 12h e das 14 às 18h. Dia 14, das 8 às 12h e das 14 às 18h.
Local: Centro Comunitário de Vila do Conde – Barcarena.
Inscrições gratuitas. Informações: 8250-9552/8166-0133.

Escrito por Michelli Byanka Almeida